A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019

14/11/2018 11:44

Operação contra tráfico em escolas prendeu 47 em todo o Estado

A ação foi deflagrada ontem (13) simultaneamente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal

Guilherme Henri e Bruna Pasche
Viatura da Polícia Civil durante operação na manhã de ontem perto da Orla (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)Viatura da Polícia Civil durante operação na manhã de ontem perto da Orla (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

A Polícia Civil prendeu 47 pessoas durante a operação “Anjos da Lei” em Mato Grosso do Sul. A ação foi deflagrada ontem (13) simultaneamente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo foi combater o tráfico de drogas dentro e nas proximidades de escolas públicas e privadas.

No Estado, a operação envolveu policiais das delegacias especializadas da Capital e delegacias do interior mirando todos os 79 municípios.

Dos 47 presos, um era foragido da Justiça, 16 estavam com mandados de prisão, outros 16 presos em flagrante e o restante foi levado para a delegacia por porte de drogas.

Além disso, foram apreendidos seis munições calibre 7,62, 184,3 gramas de maconha, 297,8 gramas de cocaína, quatro veículos roubados, dois celulares e vários aparelhos eletrônicos furtados. Também foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão.

Presos Pedro Henrique, Vangullit e Wesley (Foto: Henrique Kawaminami)Presos Pedro Henrique, Vangullit e Wesley (Foto: Henrique Kawaminami)

Denar – Apenas pela Denar (Delegacia Especializa de Repressão ao Narcotráfico), os policiais cumpriram oito mandados de busca e apreensão, prenderam três pessoas em flagrante, e conduziram 11 por porta drogas para consumo pessoal.

“O foco não era apreender grandes quantidades de drogas e sim o de inibir a presença do comércio de entorpecentes perto de escolas e Ceinfs (Centro de Educação Infantil)”, destacou o delegado Reginaldo Salomão.

Ainda segundo o delegado, os bairros que mais chamaram a atenção da polícia foram o Tiradentes, Taquarussu e Bonança.

No Taquarussu, Pedro Henrique Silva, 18 anos, foi preso em flagrante. Ele já tem várias passagens pela polícia, no entanto, está é a primeira por tráfico.

Drogas apreendidas por policiais pela Denar (Foto: Henrique Kawaminami)Drogas apreendidas por policiais pela Denar (Foto: Henrique Kawaminami)

“Pedro guardava entorpecentes numa casa abandonada no bairro. Pegava uma ou duas paradinhas, sentava em uma roda de tereré conversava e vendia. Este é o famoso ‘tráfico formiguinha’, o mais difícil de combater”, revelou o delegado, lembrando que quando a polícia deixou o bairro moradores aplaudiram a ação.

No Bonança, foi preso Vangullit César Ortiz, 28 anos. O suspeito tem várias passagens pela polícia por tráfico e violência doméstica. Ele foi abordado em casa, porém correu da polícia, se trancou no banheiro e jogou pasta base no vaso sanitário.

Já no Tiradentes, policiais prenderam Wesley Roberto Santiago, 32 anos, também conhecido pela polícia. O homem estava com pasta base de cocaína.

Delegado Reginaldo Salomão (Foto: Henrique Kawaminami)Delegado Reginaldo Salomão (Foto: Henrique Kawaminami)

“Está operação foi só um ponto de partida, pois vamos continuar com ações no entorno destes locais. Inclusive policiais continuam nas ruas hoje. Para que nosso trabalho seja ainda mais eficaz contamos com denúncias anônimas de moradores pela canal 180”.

Operação - As ações foram coordenadas pelo Susp (Sistema Único de Segurança Pública) sendo a 4ª operação realizada.

A nível nacional foram efetuadas 455 prisões, sendo 10 foragidos recapturados, 134 flagrantes, 223 por mandado e 85 adolescentes apreendidos.

Durante entrevista, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann afirmou que a operação contra o tráfico de drogas perto da escola é necessária para evitar que jovens se viciem já na adolescência.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions