ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Operação desarticula quadrilha que sonegou R$ 1 bi em MS e 16 estados

Paula Vitorino | 17/08/2011 09:00

A Polícia Federal, a Receita e o Ministério Público Federal deflagraram nesta quarta-feira (17) a Operação Alquimia para desmantelar uma organização criminosa, composta por quase 300 pessoas de empresas. A quadrilha tem ramificações em Mato Grosso do Sul e outros 16 Estados, além do Distrito Federal.

As empresas são investigadas pelos crimes de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

O rombo aos cofres da União é estimado em R$ 1 bilhão sonegados e esta é a maior operação do gênero no país nos últimos anos.

A Justiça decretou 31 mandados de prisão temporária, 129 de busca e apreensão, 163 de condução coercitiva e 195 sequestros de bens contra pessoas jurídicas e 62 de pessoas físicas. Entre os bens apreendidos nesta manhã estão ilhas e lanchas.

Os principais alvos da operação estão em Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Mas as ações também acontecem simultaneamente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Amazonas e Goiás.

A assessoria da Receita Federal de Campo Grande não confirma se estão sendo realizadas ações no Estado e também não soube informar qual o envolvimento de Mato Grosso do Sul com a quadrilha.

De acordo com a PF, o foco da investigação, que durou dez anos, são 300 empresas brasileiras e também as estrangeiras com sede em paraísos fiscais. Daquelas com atuação internacional, a maioria está sediada no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas.

Há empresas em nome de laranjas. O esquema fraudulento consistia em forjar operações comerciais e financeiras para não recolher o imposto devido.

Cerca de 500 policiais e delegados da Polícia Federal participam da operação, além de 90 auditores fiscais da Receita Federal.

(Com informações da Receita Federal Nacional e Folha Online)

Nos siga no Google Notícias