ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Operação Ágata terá interceptação de aeronaves suspeitas nas fronteiras

Edmir Conceição e Fabiano Arruda | 16/09/2011 14:39

Em Mato Grosso do Sul estão mobilizados 1.600 militares do Exército, 300 da Marinha e 450 da Aeronáutica no combate ao contrabando, tráfico e crimes ambientais

A Operação Ágata 2, deflagrada nesta sexta-feira pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) com suporte dos órgãos de segurança pública e de inteligência (PM, PRF, PF, Força Nacional e Abin), fará até interceptação de aeronaves suspeitas no espaço aéreo das fronteiras com Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.

As ações militares e policiais ocorrem simultaneamente em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

A Operação emprega um contingente de 7 mil militares das três Forças. Em Mato Grosso do Sul estão mobilizados 1.600 militares do Exército, 300 da Marinha e 450 da Aeronáutica.

De acordo com o CMO (Comando Militar do Oeste), que detalha a operação em coletiva, as ações articuladas visam a repressão ao contrabando, controle de abastecimento de aeronaves, patrulhamento aéreo, controle e bloqueio de estradas, reconhecimento especializado de fronteira e repressão aos crimes ambientais e transfronteiriços.

Os militares também desenvolverão ações cívico-sociais nas regiões carentes ao longo das fronteiras. A Operação Ágata 1 foi realizada na Amazônia no mês passado, com destruição de pistas de pousos clandestinas e combate a crimes ambientais.

Cooperação - Na segunda fase da Operação Ágata 2, segundo o CMO, haverá cooperação com as autoridades dos países vizinhos. Em Mato Grosso do Sul a cooperação se dará com autoridades bolivianas, na fronteira de Corumbá, e paraguaias, na fronteira de Ponta Porã, Amambai, Mundo Novo, Coronel Sapucaia, Bela Vista e Porto Murtinho.

Nos siga no Google Notícias