ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

País tem 1.053 casos de sarampo, nenhum deles em MS

Mato Grosso do Sul aderiu a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, que começa na próxima segunda-feira (6)

Guilherme Henri | 02/08/2018 14:20
Criança recebendo dose de vacina em posto de saúde (Foto: Divulgação)
Criança recebendo dose de vacina em posto de saúde (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde registrou 1.053 casos de sarampo no Brasil somente neste ano. Nenhum deles foi notificado em Mato Grosso do Sul, informou o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (2) pelo órgão.

Consta no levantamento, que 742 casos são no Amazonas e 280 em Roraima. Ainda há casos considerados isolados em São Paulo (1), no Rio de Janeiro (14), no Rio Grande do Sul (13), em Rondônia (1) e no Pará (2).

Além disso, pelo menos 4.470 casos permanecem em investigação no Amazonas e 106 em Roraima. “O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao estado. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados”, informou a Agência Brasil.

Campanha – Mato Grosso do Sul aderiu a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, que começa na próxima segunda-feira (6). No Estado, 158 mil crianças devem ser vacinadas. A campanha vai até o 31 de agosto, mas o “dia D” de imunização ocorre no dia 18 de agosto.

Em todo o país, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. Mato Grosso do Sul recebeu 400 mil doses das três vacinas, segundo o Ministério da Saúde. A prioridade da campanha são as crianças de um até menores de cinco anos. Conforme o Ministério, esse público é mais suscetível à doenças. Foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o quantitativo de vacinas ainda não chegou em Campo Grande. O objetivo é imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos, com meta de vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária.

O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ainda assim, boletins recentes afirmam que o país pode sofrer um surto da doença. Entre 1º de janeiro e 23 de maio deste ano, foram registrados 995 casos de sarampo, 611 no Amazonas e 384 em Roraima, incluindo duas mortes, segundo a OMS.

Nos siga no Google Notícias