ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Com MS livre, Ministério da Saúde confirma 677 casos de sarampo no país

Surto no Amazonas e em Roraima contabiliza a grande maioria dos casos confirmados, em decorrência da chegada de venezuelanos

Humberto Marques | 18/07/2018 17:57
Brasil terá campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite entre 6 e 31 de agosto. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo)
Brasil terá campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite entre 6 e 31 de agosto. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo)

O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira (18) as informações repassadas pelos Estados sobre a situação do sarampo no Brasil. Confirmando que não existe nenhum caso confirmado, sob investigação ou mesmo notificado em Mato Grosso do Sul, foram apontados 677 registros positivos da doença e 2.724 sob análise. No total foram 3.586 notificações, com 185 suspeitas descartadas.

O governo federal reiterou que, no momento, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo, ambos na região Norte: no Amazonas (com 3.120 notificações, 444 casos confirmados, 2.229 investigações e 147 descartados) e Roraima (414 suspeitas notificadas, 216 confirmações, 160 apurações e 38 casos descartados).

Ambas as situações, conforme o Ministério da Saúde, envolvem casos importados da Venezuela, o que foi comprovado pelo genótipo viral identificado nas pessoas doentes –o mesmo que circula no país vizinho, de onde milhares de pessoas saíram diante da crise econômica e social.

Também foram relatados casos confirmados em Rondônia e São Paulo (um caso em cada Estado), Rio de Janeiro (7 casos confirmados e 33 sob investigação) e Rio Grande do Sul (10 confirmações e dois sob investigação).

Os dados se referem a informações computadas até terça-feira (17). O Ministério da Saúde informou que continua acompanhando os casos e prestando o apoio necessário. Além disso, antecipou que medidas de bloqueio de vacinação, mesmo diante de suspeitas, estão sendo realizadas em todos os Estados.

Reforço – O governo federal já confirmou que, entre 6 e 31 de agosto, realizará Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Em Mato Grosso do Sul, 158 mil crianças estão entre o grupo prioritário, com idade de 12 meses a 5 anos, e 95% delas devem ser vacinadas.

A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola, sendo uma das 14 vacinas oferecidas gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações –as doses são aplicadas aos 12 meses e aos 15 meses (quando o reforço inclui a vacina contra a varicela). Para crianças entre 5 e 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas, é recomendada a aplicação de duas doses com um intervalo de 30 dias.

A VOP (Vacina Oral contra a Poliomielite), que protege contra duas variantes do vírus causados da doença, tem eficácia de até 95% e é administrada em três doses. Ela não é recomendada para crianças com imunodeficiência, neoplasias malignas, em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou submetidas a terapias imunossupressoras (quimioterapia e radioterapia, entre outras) ou que registraram reação anafilática em dose anterior.

Eliminado – Em 2016 o Brasil havia recebido da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, trabalhando agora para manter o título, por meio da contenção de surtos e impedir a transmissão sustentada (ocorrência do mesmo surto por mais de 12 meses).

De 2013 a 2015 ocorreram surtos envolvendo pacientes de outros países, com 1.310 casos da doença – maior número em Pernambuco e no Ceará, nos quais houve sucesso na contenção da doença. Em 2017, outro surto ocorreu em Roraima, também envolvendo venezuelanos, chegando a Manaus (AM) neste ano.

Nos siga no Google Notícias