A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

08/11/2012 17:29

Para lucrar, tráfico mistura droga a cafeína e até a veneno contra barata

Aline dos Santos
Para lucrar, tráfico mistura droga a cafeína e até a veneno contra barata

A dependência química alimenta um mercado ilegal, criminoso e desleal. No varejo do tráfico, a ordem é lucrar. Desta forma, entram em cena vários recursos para ludibriar o “cliente”: cafeína, lidocaína e até veneno para barata. Mas o que escapa aos olhos e sentidos humanos é detectado em minutos por reagentes químicos e equipamentos no IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), em Campo Grande.

Para a Capital, afluem amostras de todas as substâncias análogas a entorpecentes apreendidas no Estado. Fronteira com a Bolívia, porta de entrada da cocaína, e o Paraguai, que abastece o mercado nacional de maconha, em Mato Grosso do Sul o trabalho dos peritos é intenso. De acordo com o químico e perito criminal Evandro Rodrigo Pedão, são 200 análises de drogas na semana.

O primeiro passo é armazenar parte do material para contraprova. Cumprido o procedimento de praxe, a pasta-base ou a coca em pó vão para o teste de Scott. Com algumas gotinhas de reagente, já é possível verificar se há presença de cocaína no material analisado. Quanto mais pura, mais azulado fica.

Depois, equipamentos desvendam tudo o que forma o material analisado. Se a apreensão foi mais próxima a Corumbá, na fronteira da Bolívia, o entorpecente tem mais chances de ser o cloridrato de cocaína, versão “pura”.

Já se foi na divisa com São Paulo, por exemplo, o mais provável é que o aparelho cromatógrafo revele um combinado de substâncias, estratégia para o entorpecente render mais. Ou, muitas vezes, mistura apenas de cafeína, lidocaína e o ácido bórico, o pó branco conhecido popularmente como veneno para barata.

Conforme o perito, as combinações químicas são feitas para provocar as sensações da droga. A cafeína estimula o nariz, enquanto a lidocaína deixa a boca dormente. Evandro leva os conhecimentos do laboratório para palestras em escolas.

A química auxilia a desvendar porque e tão fácil trilhar o caminho da dependência. Conforme o perito, o organismo tem os seus neurotransmissores em equilíbrio. Como a dopamina (que atua na motivação), a adrenalina (estimulante) e a noradrenalina (que influencia humor, ansiedade, sono). “Com a droga, o organismo diminui a produção, porque passa a esperar a compensação externa”, explica.

Tida como a mais inofensiva das drogas ilícitas, a maconha causa danos permanente nos neurônios. “Não vai nunca mais recuperar a função”, enfatiza.



Quase certo wagner, mais depois ou ate mesmo antes do alcool, o pensamento geral esta nas mulheres, antes ele quer ela, depois de beber ele a possui, ai casados e casadas choram, é a vida...
 
brenda lima em 09/11/2012 13:53:30
cara, concordo com a Brenda,juntando essa mulherada sem futuro e pior que qualquer droga misturada com veneno de rato.
 
Rubens ferreira em 09/11/2012 13:43:04
Na verdade o álcool em si só não é problema, o grande problema é o início muito cedo na bebida e no tabaco. Grande parte dos usuários de drogas começaram a consumir bebida alcoolica muito jovens e isto atrelado a problemas familiares é caminho certo às drogas.
Portanto, boa parte da responsabilidade se deve aos pais, que faltam no acompanhamento e orientação de seus filhos, e à sociedade, que não cria meios eficientes de consolidar as bases familiares.
 
Michel Weiler Neves em 09/11/2012 13:23:51
Falam da cocaína, crack, maconha...mas a pior droga que existe e é vendida livremente em qualquer esquina, é o: ÁLCOOL...ou estou errado? me ajuda ai, PÔ!!!!
 
Wagner Carvalho em 09/11/2012 11:48:00
kkkkkkkkkkk de fato Brenda, a mulher é a única droga da qual não consigo largar! Ô DROGA BOOOA! kkkkkk
 
Bergo de Almeida em 09/11/2012 08:16:29
Perdeu uma grande oportunidade de ficar quieta Brenda Lima !!
 
Cristine Burigoto em 09/11/2012 08:06:34
O que falar da mais devastadora das drogas: A MULHER?

acaba com mais lares do que qualquer outra droga, certeza!!!
 
brenda lima em 08/11/2012 17:44:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions