ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Paraguai: Presidente eleito quer rever tarifa de Itaipu

Redação | 10/08/2008 13:57

Brasil e Paraguai discutem na próxima semana a revisão do preço pago pela energia Usina Hidrelétrica de Itaipu. A reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernundo Lugo, que será empossado nesta sexta-feira, deve acontecer logo após a cerimônia de Lugo como presidente do Paraguai.

O reajuste na tarifa paga pelo Brasil foi tema de campanha do presidente eleito no Paraguai. Lugo considera que o preço negociado deve levar em conta os valores praticados no mercado. O Brasil paga atualmente US$ 45,31 pelo megawatt-hora de Itaipu ao Paraguai.

Pelo Tratado de Itaipu, cada um dos dois países tem direito a usar 50% da energia gerada pela usina, mas como a demanda do Paraguai é menor (apenas 5% do que teria direito), o país vende o restante ao Brasil. A usina tem 14 mil megawatts de potência instalada e atende a 19% da energia consumida no Brasil e a 91% do consumo paraguaio.

Em declarações anteriores a imprensa local, Lugo disse que pretende esgotar todas as instancias de negociação com o Brasil. Já o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, declarou que o governo brasileiro não pretende alterar o Tratado de Itaipu, por considerar justo o preço pago pela energia.(Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias