ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Parque terá 175 postes e iluminação especial em lago

Redação | 18/05/2010 11:50

O Parque das Nações, localizado na avenida Afonso Pena, vai receber 175 postes no entorno da pista de caminhada e iluminação especial nos pontos turísticos, como o lago e a escultura do Cavaleiro Guaicuru.

A obra, orçada em R$ 1,2 milhão e prazo de seis meses para a conclusão, também inclui a retirada das luminárias com formato de estrela.

De acordo com o gerente de projetos de energia da Seop (Secretaria Estadual de Obras Públicas), Ildo D'Oliveira Mariano, a mudanças nas lâmpadas foi motivada pelo alto consumo de energia e pouca eficiência em iluminar.

"Vamos retirar todas as 'estrelas', cujo grau de iluminância é muito baixa. A luminária sextante tem grau de iluminância três vezes maior", explica. Desta forma, as dez lâmpadas de cada poste em formato de estrela serão trocadas por quatro lâmpadas. "Cada 'estrela' consome 2.500 watts por dia. O novo projeto vai gastar 1.500 watts. Economia de mil watts por poste".

Para que o entorno da pista de caminhada troque a escuridão que amedronta os frequentadores por claridade, será colocado um poste a cada 40 metros, totalizando 175 postes com a luminária sextante. As quadras e a pista de skate vão receber iluminação, assim como a parte do parque localizada na rua Antônio Maria Coelho. As luminárias serão trazidas da China.

Cores

Nos siga no Google Notícias