ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Pedreiro vai entregar moedas, mas sonha com recompensa

Redação | 28/11/2010 09:12

Depois de afirmar que preferia até a prisão a entregar para perícia o "tesouro" em moedas que desenterrou no quintal de casa, o pedreido César Siqueira de Assis, 30 anos, voltou atrás e pretende, nesta segunda-feira, procurar o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Campo Grande para saber como deve proceder. O Iphan conseguiu uma decisão judicial determinando a entrega das moedas em até 5 dias.

César não quer se separar das moedas descobertas por ele, mas diz que vai cumprir a decisão judicial. "Fazer o quê, né", afirmou esta manhã. Ele disse que antes de ir ao Iphan procurará um advogado para saber se há algum modo de ser recompensado pelo achado.

O prazo para apresentação das moedas termina na próxima quarta-feira.

O pedreiro disse que não tem como levar as moedas, por causa do peso, estimado por ele em 50kg. "De ônibus eu não tenho como levar".

Como foi - Assis mora desde 2002 no imóvel simples na saída para Cuiabá. Em julho começou uma obra para construir uma edícula no quintal.

Primeiro, encontrou 15 moedas e depois um balde quebrado e o restante das moedas. Algumas tão antigas que estavam enferrujadas.

Há moedas do Japão, Espanha, Holanda, Inglaterra, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Honduras, França, Portugal, entre outras. Algumas estavam estragadas e ele jogou fora.

O Iphan quer analisar o valor histórico do achado. Se comprovado, as moedas serão requisitadas para fazer parte do arquivo histórico nacional.

Nos siga no Google Notícias