ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Pesquisa revela avanço de uma “droga de casa” em Mato Grosso do Sul

Aline dos Santos | 13/08/2014 11:25
Pasta-base está na lista de três drogas mais consumidas, conforme amostra parcial. (Foto: Divulgação)
Pasta-base está na lista de três drogas mais consumidas, conforme amostra parcial. (Foto: Divulgação)

Pesquisa preliminar, realizada para embasar o plano nacional de enfrentamento ao crack, apontou cenário preocupante e avanço de uma droga “de casa” em Mato Grosso do Sul.

“O resultado foi preocupante. Foram quase dois mil atendimentos de pessoas em serviços de álcool e outras drogas”, afirma a presidente da Câmara de Estudo, Pesquisa, Planejamento e Divulgação do Conselho Estadual Antidrogas, Denise Souza e Silva. Na amostra parcial, foram utilizados dados de apenas 23 entidades, sendo 15 em Campo Grande e oito no interior.

Na lista do consumo, o álcool lidera, seguido de perto pela maconha. “E a pasta-base está entre as três mais consumidas”, diz. O cenário difere do nacional, enquanto o crack assombra pela cracolândia e seu exército de desvalidos, a pasta-base assola o Estado.

Também conhecido como zuca, o entorpecente é produto da mistura de folha de coca, gasolina e cal. “Ela sobressai. Agora estamos em busca de dados concretos da realidade do consumo e tipo de drogas”, salienta.

Para traçar um perfil completo dos usuários de drogas e da rede de atendimento será lançado um novo estudo amanhã, dentro da programação do 1º Seminário Estadual sobre a Rede de Atendimento: Álcool e outras Drogas, que acontece no Círculo Militar, em Campo Grande. Serão dois dias de debates. A previsão é que resultado seja divulgado em junho do próximo ano.

O mapeamento terá dados como estrutura das instituições, localização, recursos para se manter e qual a natureza das internações. No banco de dados entrarão hospitais, Caps (Centro de Atendimento Psicossocial), comunidades terapêuticas e grupos de apoio.

Na linha de frente – Conforme Denise Souza e Silva, pela primeira vez será feita uma reunião com todos os envolvidos na ponta do atendimento ao dependente químico. “Eles fazem o primeiro acolhimento e vão apresentar o seu trabalho”, explica.

Em pauta, também estará o atendimento integrado. No Estado, são 23 conselhos municipais antidrogas. Mato Grosso do Sul ainda conta desde 2011 com uma Política Estadual Antidrogas. No entanto, segundo a conselheira, o documento não foi homologado pelo governo estadual.

Nos siga no Google Notícias