ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MARÇO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 26º

Empregos

Governo abre seleção para estágio com bolsa de um salário mínimo em MS

MS Multiplica forma cadastro de reserva e aposta em inovação, governança e sustentabilidade na gestão pública

Por José Cândido | 10/03/2026 15:40
 Governo abre seleção para estágio com bolsa de um salário mínimo em MS
Estudantes participam de processo seletivo em auditório durante etapa de avaliação para ingresso em programa de estágio do Governo de Mato Grosso do Sul. (Foto Jessica Salles)

O Governo de Mato Grosso do Sul abriu um novo caminho para universitários que desejam conhecer de perto o funcionamento do serviço público. Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (10) o edital do processo seletivo para o Programa de Estágio MS Multiplica, iniciativa que vai formar cadastro de reserva para estudantes de graduação interessados em atuar em órgãos da Administração Pública Estadual.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou o Programa de Estágio MS Multiplica, que oferece vagas para estudantes universitários nos dois últimos anos de graduação. Com inscrições gratuitas entre 13 e 23 de março, o programa oferece bolsa mensal de um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes. O processo seletivo inclui análise do histórico escolar e curso de formação online. O programa reserva 20% das vagas para candidatos negros, 3% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os estagiários terão carga horária de 25 horas semanais e participarão de formação continuada com foco em ESG e governança pública.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre 13 e 23 de março, exclusivamente pela internet, no site oficial do programa. A seleção é voltada a estudantes matriculados nos dois últimos anos da graduação, desde que estejam em instituições de ensino superior que aderiram ao programa.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Administração (SAD), o programa conta com parceria da Segov, SED, Escolagov-MS e Fundect, responsáveis pela organização e condução das etapas do processo seletivo.

Mais do que uma experiência profissional, o estágio pretende aproximar os jovens da realidade da gestão pública e estimular uma nova geração de profissionais comprometidos com inovação e responsabilidade institucional.

“O Programa de Estágio foi estruturado para aproximar os estudantes da realidade da Administração Pública e, ao mesmo tempo, estimular uma cultura de inovação, ética e responsabilidade na gestão”, destaca o secretário de Administração, Frederico Felini.

Os estudantes convocados receberão bolsa mensal equivalente a um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. A carga horária será de 25 horas semanais, distribuídas em cinco horas diárias.

O edital também prevê políticas de inclusão, com reserva de vagas para ações afirmativas: 20% para candidatos negros, 3% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência.

Formação com foco em ESG

Um dos diferenciais do MS Multiplica é a formação voltada para temas contemporâneos de gestão. Além das atividades práticas nos órgãos estaduais, os estagiários participarão de um processo de formação continuada promovido pela Escola de Governo, com conteúdos sobre administração pública, ética, governança e sustentabilidade.

O programa incorpora conceitos ligados à agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) e à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), estimulando os participantes a desenvolverem projetos voltados à inovação e à melhoria da gestão pública.

Durante o estágio, os universitários também irão elaborar projetos estratégicos coletivos, com acompanhamento de mentores de inovação.

Segundo Felini, a proposta é que os estudantes atuem como agentes de transformação dentro do próprio Estado.

“Estamos preparando os estagiários para compreender o funcionamento do Estado e também para pensar soluções inovadoras que fortaleçam a governança, a responsabilidade social e a sustentabilidade na Administração Pública”, afirmou.

Como será a seleção

O processo seletivo terá duas etapas eliminatórias e classificatórias. A primeira será a análise da média geral do histórico escolar, com exigência de nota mínima de 6,0.

Na sequência, os candidatos participarão de um curso de formação on-line de 30 horas, organizado pela Escolagov-MS. A nota final será calculada a partir da média acadêmica e do desempenho no curso.

A formação será dividida em três módulos:

  • Estrutura do Estado e organização da administração pública

  • Normas e legislação do estágio público

  • Introdução ao ESG no setor público

Cronograma

  • Publicação do edital: 10 de março de 2026

  • Inscrições: 13 a 23 de março de 2026

  • Resultado final: 18 de maio de 2026

  • Início dos estágios: a partir de 1º de junho de 2026, conforme abertura de vagas

O edital completo e as informações detalhadas do processo seletivo estão disponíveis no Diário Oficial nº 12.095 e no portal do programa.