ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Petista ficou conhecido por fazer campanha de macacão

Redação | 13/05/2010 15:33

Fundadores do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul, Jandir de Oliveira, falecido hoje aos 61 anos, foi operário da construção civil que entrou para a história do partido como primeiro candidato do PT a prefeitura de Campo Grande.

De macacão e capacete, ele surgiu na propaganda gratuita de TV em 1985 como nome da esquerda, lembra nota enviada pela assessoria do PT na tarde desta quinta-feira.

O homem que começou fazendo reformas em prédios comerciais, como mestre de obras, entrou para a política e virou dirigente estadual do PT e depois presidente do diretório municipal de Campo Grande.

Conhecido como polêmico e contestador, ele fez toda a campanha em 85 falando da importância de os trabalhadores se organizarem. Perdeu para Lúdio Coelho, mas construiu o caminho para que em 96 Zeca do PT voltasse a disputar a prefeitura e em 98 vencesse as eleições para o governo estadual.

Jandir trabalhou durante mandato do PT no Estado e se aposentou como servidor estadual, no cargo de prefeito do Parque dos Poderes.

"No ano passado, por discordar dos descaminhos do PT e distanciamento

da sua linha programática ele solicitou a mim que providenciasse sua desfiliação do partido. Eu questionei, mas ele disse que já havia cumprido cumprindo sua missão, pois ajudou eleger Lula Presidente e Zeca governador do Estado", conta o amigo jornalista Gerson Jara.

Ele sofria de insuficiência renal e era transplantado e não resistiu as complicações morrendo hoje na Santa casa, onde estava internado há um mês.

Jandir deixa dois filhos e duas netas. Ele será velado no Cemitério Memorial Park, a partir das 18h30 e o sepultamento será 24 horas depois.

Durante a tarde, vários companheiros de partido deixaram mensagens sobre Jandir no Twiter. Para o senador Delcídio Amaral (PT), ele "era um grande companheiro, exemplo de militante fiel às causas do PT".

O ex-governador Zeca do PT se despede do amigo lembrando que "em 1985 Jandir foi candidato a prefeito e desafiou as elites mais conservadoras, quando grande parte da população tinha medo do PT.Jandir encarnava na sua essência a história do PT no Estado".

Nos siga no Google Notícias