ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SÁBADO  21    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Petista ficou conhecido por fazer campanha de macacão

Por Redação | 13/05/2010 15:33

Fundadores do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul, Jandir de Oliveira, falecido hoje aos 61 anos, foi operário da construção civil que entrou para a história do partido como primeiro candidato do PT a prefeitura de Campo Grande.

De macacão e capacete, ele surgiu na propaganda gratuita de TV em 1985 como nome da esquerda, lembra nota enviada pela assessoria do PT na tarde desta quinta-feira.

O homem que começou fazendo reformas em prédios comerciais, como mestre de obras, entrou para a política e virou dirigente estadual do PT e depois presidente do diretório municipal de Campo Grande.

Conhecido como polêmico e contestador, ele fez toda a campanha em 85 falando da importância de os trabalhadores se organizarem. Perdeu para Lúdio Coelho, mas construiu o caminho para que em 96 Zeca do PT voltasse a disputar a prefeitura e em 98 vencesse as eleições para o governo estadual.

Jandir trabalhou durante mandato do PT no Estado e se aposentou como servidor estadual, no cargo de prefeito do Parque dos Poderes.

"No ano passado, por discordar dos descaminhos do PT e distanciamento

da sua linha programática ele solicitou a mim que providenciasse sua desfiliação do partido. Eu questionei, mas ele disse que já havia cumprido cumprindo sua missão, pois ajudou eleger Lula Presidente e Zeca governador do Estado", conta o amigo jornalista Gerson Jara.

Ele sofria de insuficiência renal e era transplantado e não resistiu as complicações morrendo hoje na Santa casa, onde estava internado há um mês.

Jandir deixa dois filhos e duas netas. Ele será velado no Cemitério Memorial Park, a partir das 18h30 e o sepultamento será 24 horas depois.

Durante a tarde, vários companheiros de partido deixaram mensagens sobre Jandir no Twiter. Para o senador Delcídio Amaral (PT), ele "era um grande companheiro, exemplo de militante fiel às causas do PT".

O ex-governador Zeca do PT se despede do amigo lembrando que "em 1985 Jandir foi candidato a prefeito e desafiou as elites mais conservadoras, quando grande parte da população tinha medo do PT.Jandir encarnava na sua essência a história do PT no Estado".

Nos siga no Google Notícias