A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

27/07/2009 09:42

PF apresenta sistema que vai reforçar ação na fronteira

Redação

A PF (Polícia Federal) vai reforçar o combate ao crime nas áreas de fronteira do País. Quatorze aeronaves vão atuar nas regiões, e também, em todo território nacional.

A apresentação do Sistema Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) aconteceu na manhã desta segunda-feira no aeródromo de São Miguel do Iguaçu, Paraná.

O Veículo Aéreo Não Tripulado é uma aeronave de observação que será utilizada no combate ao crime, especialmente na área de fronteira.

Só para se ter uma idéia, o VANT é capaz de voar por 37 horas ininterruptas, cobrindo mais de 1000 km. Durante o voo, o aparelho pode fotografar ou filmar pessoas ou objetos no solo, de uma altura que pode chegar a 30 mil pés (1O km), com nitidez.

A PF passa a ser, com a aquisição do VANT, a primeira força policial a dispor desse sistema no mundo.

A previsão é que as aeronaves entrem em operação entre o fim desse ano e o início de 2010. Serão criadas quatro bases, mas ainda sem locais definidos.

Somente está confirmada a de Brasília, onde haverá também um centro de treinamento para os operadores do sistema.

O investimento feito em cada uma das aeronaves é de aproximadamente R$ 8 milhões.

O contrato de aquisição do VANT prevê a transferência de tecnologia para a indústria nacional, de acordo com as diretrizes do Governo Federal. Com essa transferência, a previsão é que, nos próximos anos, aeronaves similares possam ser fabricadas no Brasil.

As aeronaves serão utilizadas nas ações da PF em todas as regiões brasileiras. Quando solicitado, poderão apoiar os demais órgãos públicos federais e estaduais a partir de uma das quatro bases que serão instaladas na primeira fase.

Através dos convênios a serem firmados através do CINTEPOL-BRASIL, as aeronaves apoiaram as forças policiais dos estados que também participam do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Justiça.

Versão da Nota Fiscal Eletrônica deve ser atualizada até dia 2 de Julho
A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) alerta os mais de 25 mil empresários do Estado para o fim do prazo para atualização da versão da Nota Fisca...
ProUni abre inscrição para bolsas em universidades particulares na terça-feira
O ProUni (Programa Universidade para Todos) abre na próxima terça-feira (26) as inscrições para bolsas de estudo de ensino superior em universidades ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions