A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

05/11/2009 14:27

Plano de Corumbá para PAC contempla dezenas de obras

Redação

Selecionada para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas, Corumbá apresentou, na última terça-feira, o Plano de Ação que estabelece as intervenções no município. Em todo o Brasil, 173 cidades foram selecionadas para esse PAC.

O documento da Prefeitura de Corumbá foi encaminhado ao Ministério da Cultura e ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O plano contempla desde difusão e promoção do patrimônio cultural até a execução de obras de infraestrutura urbana e social.

"Estamos sendo contemplados, já a partir deste ano, com a recuperação e restauração do antigo prédio da Alfândega, no Porto Geral, que será transformado em um anexo do campus Pantanal da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso Sul). Agora, encaminhamos esse plano e vamos aguardar aprovação dos projetos, cujo prazo de execução vai de 2010 a 2012", afirmou a subsecretária de Obras e Projetos e responsável pela coordenação do programa no Município, arquiteta Tânia Dantas.

No plano, estão previstas recuperação e revitalização do antigo prédio da Prefeitura de Corumbá, onde hoje funciona a Secretaria Executiva de Assistência Social; construção do viaduto da Avenida General Rondon, entre as ruas Frei Mariano e Antônio Maria Coelho, com direito a elevador panorâmico; reformas de escolas; construção de uma praça com monumento, em Albuquerque, onde ocorreu a fundação de Corumbá; e implantação de um calçadão na Rua Delamare, entre as ruas Antônio Maria e Frei Mariano.

Também integram o documento: a revitalização da Estação de Transbordo e a recuperação do prédio ao lado para implantação do futuro Mercado do Produtor; intervenção e padronização de todas as esquinas existentes na área central, até a Rua Porto Carrero, com implantação de acessibilidades; revitalização do centro, com padronização do piso das calçadas (também com acessibilidade) e melhoria do pavimento (paralelepípedo).

Além disso, o plano prevê aterramento de toda a fiação da região do Porto Geral; melhorias urbanas com estabilização de encostas (drenagem e realocação habitacional); implantação de oficinas de artesanato; capacitação de agentes de turismo; divulgação da história e cultura corumbaenses, aos alunos da Rede Municipal; e revitalização de praças, entre outras benfeitorias.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions