ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SEXTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Plano prevê controle de 25 voçorocas e 125 propriedades

Por Redação | 20/09/2009 21:52

O Governo federal, em parceria com o Estado, está investindo R$ 3,8 milhões na recuperação de sete subbacias do Rio Taquari. A informação é do coordenador de projetos do Rio Taquari da Semac (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, de Planejamento, de Ciência e de Tecnologia), Lourivaldo Antônio de Paula.

O projeto contemplará 125 propriedades rurais com a implantação de curvas de nível, para reduzir o ritmo de escoamento de sedimentos no rio.

Serão readequados 6,5 quilômetros de rodovias e adotadas medidas para controlar 25 voçorocas em sete municípios: Alcinópolis, Camapuã, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde do Mato Grosso e São Gabriel do Oeste.

Com previsão de ser executado em 18 meses, o projeto só depende da liberação dos recursos pelo Ministério de Meio Ambiente para ter início na prática.

Outros 504 hectare de áreas de preservação permanente vão ser recuperados, segundo Lourivaldo Paula.

Além disto, o Governo estadual trabalha no programa de manejo dos resíduos sólidos da região e na implantação de viveiros de mudas em cinco municípios. A expectativa é produzir 800 mil mudas para recuperar a margem do Taquari.