ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Planos de pelo menos 19 municípios já foram concluídos ou estão na fase final

Osvaldo Júnior | 22/08/2017 16:05
Obra de esgoto em Campo Grande; município já tem plano de saneamento
Obra de esgoto em Campo Grande; município já tem plano de saneamento

Pelo menos 19 prefeituras de Mato Grosso do Sul concluíram seus PMSBs ( Planos Municipais de Saneamento Básico) ou estão em fase final da elaboração do documento. A informação é da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), por meio da Suest/MS (Superintendência Estadual em Mato Grosso do Sul).

Ontem, o Campo Grande News publicou matéria, com dados do Instituto Trata Brasil, informando que apenas dez cidades aprovaram seus planos. De acordo com a Funasa, o número é maior. Apenas com recurso ou apoio técnico da instituição são 19 municípios. Haveria outros, mas a Funasa não soube precisar quais são.

Das 19 cidades, 14 receberam financiamentos da Funasa para elaboração do PMSB. Desse número, oito já concluíram seus planos: São Gabriel do Oeste, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Bela Vista, Japorã, Bataiporã e Chapadão do Sul. Além disso, mais três estão em fase de elaboração e conclusão: Ribas do Rio Pardo, Nioaque e Itaquiraí.

Por meio do Cideco (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia), os municípios de Glória de Dourados, Deodápolis e Novo Horizonte do Sul, estão com seus planos em andamento, de acordo com a Funasa. Esses municípios também contam com financiamento da Fundação e devem concluir seus PMSBs dentro do prazo legal, dia 31 de dezembro deste ano.

A Funasa informou, ainda, que Taquarussu e Paraíso das Águas, com recursos próprios e assessoria técnica da Suest/MS, já elaboraram seus planos.

A parcela das prefeituras com planos terminados ou em fase de conclusão corresponde a, no mínimo, 24% dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. “Há, ainda, outros que estão organizando ou já elaboraram seus PMSBs com recursos próprios ou por meio de consórcios”, observa a Funasa.

Obrigação – Conforme a Lei nº 11.445/2007, a elaboração do PMSB é obrigatória. Além de necessário para o acesso a recursos de programas federais, o plano é fundamental no conjunto de ações que serão executadas na área do saneamento nos próximos 20 anos, segundo a Funasa. O PMSB funcionará também como guia para as ações municipais.

Nos siga no Google Notícias