ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Policia ambiental realiza curso para empalhar 100 animais silvestres

Luciana Brazil | 27/09/2013 12:38
Policiais recebem curso de taxidermia em Dourados. (Foto:Divulgação)
Policiais recebem curso de taxidermia em Dourados. (Foto:Divulgação)

Polícia Militar Ambiental (PMA) de Dourados inicia na próxima segunda-feira (30) o curso de taxidermia (empalhar) de animais silvestres, com 140 horas de duração. Os alunos apreenderão a empalhar aves, mamíferos e peixes. A PMA espera montar cerca de 100 animais silvestres.

Além de Mato Grosso do Sul, policiais do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Paraíba participarão do evento que termina no dia 12 de outubro. No ano passado, o primeiro curso reuniu policiais de seis estados.

O curso objetiva à troca de experiências entre as polícias ambientais, além de proporcionar a experiência nos trabalhos de minimização dos crimes e infrações ambientais.

A intenção deste trabalho é também montar museus itinerantes de educação ambiental para ter um atrativo às crianças e adolescentes. Neste meio será possível discutir as razões que levaram àqueles animais a estarem mortos.

Taxidermia: É uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos são do império egípcio, há cerca de 2.500 a .C. Popularmente o termo "empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar”, entretanto, há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.

Utilizada para fins de conservação de animais que podem ser utilizados na composição de coleções didáticas, científicas em museus de história natural, a Taxidermia permite que os alunos conheçam os animais da fauna brasileira, sua anatomia e fisiologia, ecto e endoparasitas, entre outros.

A taxidermia tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível.

Nos siga no Google Notícias