A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

27/09/2013 12:38

Policia ambiental realiza curso para empalhar 100 animais silvestres

Luciana Brazil
Policiais recebem curso de taxidermia em Dourados. (Foto:Divulgação)Policiais recebem curso de taxidermia em Dourados. (Foto:Divulgação)

Polícia Militar Ambiental (PMA) de Dourados inicia na próxima segunda-feira (30) o curso de taxidermia (empalhar) de animais silvestres, com 140 horas de duração. Os alunos apreenderão a empalhar aves, mamíferos e peixes. A PMA espera montar cerca de 100 animais silvestres.

Além de Mato Grosso do Sul, policiais do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Paraíba participarão do evento que termina no dia 12 de outubro. No ano passado, o primeiro curso reuniu policiais de seis estados.

O curso objetiva à troca de experiências entre as polícias ambientais, além de proporcionar a experiência nos trabalhos de minimização dos crimes e infrações ambientais.

A intenção deste trabalho é também montar museus itinerantes de educação ambiental para ter um atrativo às crianças e adolescentes. Neste meio será possível discutir as razões que levaram àqueles animais a estarem mortos.

Taxidermia: É uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos são do império egípcio, há cerca de 2.500 a .C. Popularmente o termo "empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar”, entretanto, há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.

Utilizada para fins de conservação de animais que podem ser utilizados na composição de coleções didáticas, científicas em museus de história natural, a Taxidermia permite que os alunos conheçam os animais da fauna brasileira, sua anatomia e fisiologia, ecto e endoparasitas, entre outros.

A taxidermia tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions