ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro em MS

Redação | 28/08/2009 09:20

Cerca de 30 equipes da Polícia Federal realizam hoje a Operação "Harina" para combater a atuação de grupos criminosos acusados de evasão fiscal, câmbio ilegal, descaminho e lavagem de dinheiro.

São cumpridos 47 mandados de prisão e busca e apreensão em 3 estados, um deles em Mato Grosso do Sul.

A operação conta com o apoio da Interpol porque alguns dos acusados vivem no Uruguai, na fronteira com Rio Grande do Sul. Outros 28 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão foram expedidos contra pessoas na capital paulista e em Santos, no litoral de São Paulo.

Também são capturadas pessoas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Segundo notícias da Agência do Governo Federal, a quadrilha usava empresas fantasmas para fazer as operações de compra e venda e também realizar as importações com valores subfaturados.

Segundo a PF, para efetivar a evasão de divisas, os grupos realizavam, diariamente, operações conhecidas como dólar cabo, nas quais não há saída física da moeda, mas apenas um sistema extra-oficial de compensação entre doleiros e clientes.

O grupo também é suspeito de crimes como formação de quadrilha e sonegação fiscal. As penas podem chegar a 30 anos de prisão.

Esquema parecido foi descoberto em novembro de 2008 em Corumbá, com fraude semelhante. Investigações feitas pela PF indicaram que 35 pessoas em MS, entre eles agentes da Receita Federal, estavam envolvidas com a transações fictícias de insumos de cerveja e de pneus.

Empresas importadoras e exportadoras, transportadores, despachantes aduaneiros, empresas concessionárias de serviço público, servidores públicos e outros agentes privados estão sob suspeita.

Nos siga no Google Notícias