A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 21 de Janeiro de 2018

13/11/2009 16:42

Polícia pedirá parecer do CRM sobre morte de gêmeas

Redação

A Polícia Civil irá solicitar parecer técnico do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) em relação ao atendimento médico feito antes da morte das duas gêmeas indígenas Anna Karla e Anna Clara Vitor Antônio, de apenas um ano, ocorrida no dia 8 de setembro deste ano.

O caso é investigado na 4ª Delegacia de Polícia da Capital, e a informação do responsável é de que o inquérito não será concluído sem que seja feita avaliação especifica do Conselho, em relação ao atendimento médico dado às crianças nos postos de saúde dos bairros Guanandi e Moreninhas.

De acordo com a Polícia, cópia do inquérito será encaminhada ao Conselho, para verificar se o procedimento dos médicos que atenderam as crianças pouco antes da morte delas foi adequado. Se tiver ocorrido negligência, a Polícia garante que irá indiciar os profissionais responsáveis.

A decisão de encaminhar o inquérito para o CRM foi tomada após a Polícia ter conhecimento do laudo que apontou insuficiência respiratória como a causa da morte das crianças, e levantou a suspeita de gripe suína.

No início deste mês, o secretário de saúde do município, Luiz Henrique Mandetta, comunicou o resultado do laudo ao Conselho Municipal de Saúde do Índio, e informou fragmentos dos pulmões das crianças foram encaminhados para análise no laboratório Adolf Lutz, em São Paulo, para comprovar a presença do vírus.

Justamente por conta da suspeita de gripe suína é que a Polícia quer detalhes do atendimento prestado nos postos de saúde, para verificar se não seria possível que os médicos tivessem diagnosticado a doença e evitado a morte das crianças.

Caso - As duas crianças indígenas morreram no início de setembro, a caminho do hospital. Elas já haviam sido atendidas no posto de saúde do bairro Guanandi, mas foram medicadas apenas com Dipirona e mandadas de volta para casa.

A morte das crianças provocou polêmica por vários motivos. Entre a comunidade médica, o que chamou atenção foi o fato de as duas morrerem da mesma maneira e na mesma hora.

O exame necroscópico feito não foi suficiente para apontar o que provocou a morte das gêmeas e foi solicitado exame anatopatomológico.

O resultado do segundo exame indicou insuficiência respiratória como causa da morte e levantou a possibilidade de gripe suína, mas será necessário aguardar o teste que é feito no Adolf Lutz para confirmar a suspeita.

Especialista diz que doenças vasculares aumentam em até 30% no verão
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, seção Rio de Janeiro (SBACV-RJ), indicam que as altas temperaturas, comuns da épo...
Com 817 processos, Justiça retoma julgamentos nesta segunda em MS
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) retoma nesta segunda-feira (22) as sessões de julgamento dos órgãos colegiados da Corte. Somente n...
Prazos processuais voltam a correr a partir de amanhã no judiciário de MS
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) alerta que os prazos processuais voltam a fluir normalmente a partir desta segunda-feira (22) no j...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions