ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Polícia pedirá parecer do CRM sobre morte de gêmeas

Redação | 13/11/2009 16:42

A Polícia Civil irá solicitar parecer técnico do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) em relação ao atendimento médico feito antes da morte das duas gêmeas indígenas Anna Karla e Anna Clara Vitor Antônio, de apenas um ano, ocorrida no dia 8 de setembro deste ano.

O caso é investigado na 4ª Delegacia de Polícia da Capital, e a informação do responsável é de que o inquérito não será concluído sem que seja feita avaliação especifica do Conselho, em relação ao atendimento médico dado às crianças nos postos de saúde dos bairros Guanandi e Moreninhas.

De acordo com a Polícia, cópia do inquérito será encaminhada ao Conselho, para verificar se o procedimento dos médicos que atenderam as crianças pouco antes da morte delas foi adequado. Se tiver ocorrido negligência, a Polícia garante que irá indiciar os profissionais responsáveis.

A decisão de encaminhar o inquérito para o CRM foi tomada após a Polícia ter conhecimento do laudo que apontou insuficiência respiratória como a causa da morte das crianças, e levantou a suspeita de gripe suína.

No início deste mês, o secretário de saúde do município, Luiz Henrique Mandetta, comunicou o resultado do laudo ao Conselho Municipal de Saúde do Índio, e informou fragmentos dos pulmões das crianças foram encaminhados para análise no laboratório Adolf Lutz, em São Paulo, para comprovar a presença do vírus.

Justamente por conta da suspeita de gripe suína é que a Polícia quer detalhes do atendimento prestado nos postos de saúde, para verificar se não seria possível que os médicos tivessem diagnosticado a doença e evitado a morte das crianças.

Caso - As duas crianças indígenas morreram no início de setembro, a caminho do hospital. Elas já haviam sido atendidas no posto de saúde do bairro Guanandi, mas foram medicadas apenas com Dipirona e mandadas de volta para casa.

A morte das crianças provocou polêmica por vários motivos. Entre a comunidade médica, o que chamou atenção foi o fato de as duas morrerem da mesma maneira e na mesma hora.

O exame necroscópico feito não foi suficiente para apontar o que provocou a morte das gêmeas e foi solicitado exame anatopatomológico.

O resultado do segundo exame indicou insuficiência respiratória como causa da morte e levantou a possibilidade de gripe suína, mas será necessário aguardar o teste que é feito no Adolf Lutz para confirmar a suspeita.

Nos siga no Google Notícias