A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

29/05/2015 09:59

Por reajuste de 27,3%, professores da UFMS param por 24 horas nesta sexta

Aline dos Santos
Professores da UFMS têm indicativo de greve a partir do dia 15. (Foto: Arquivo)Professores da UFMS têm indicativo de greve a partir do dia 15. (Foto: Arquivo)

Com pedido de reajuste de 27,3%, os professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) fazem paralisação de alerta nesta sexta-feira. Em estado de greve, a categoria fará assembleia no dia 10 de junho e pode começar paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 15.

De acordo com a vice-presidente da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS), Mariuza Guimarães, a adesão nesta sexta-feira foi parcial, mas ainda não há quantitativo dos professores que cruzaram os braços. Em Campo Grande, o sindicato percorre o campus em busca de adesões. A mobilização é mais forte nas unidades de Corumbá e Aquidauana.

“Hoje é um movimento de advertência em defesa da universidade pública, reestruturar a carreira e reajuste salarial de 27,3%. Na verdade, é reposição das perdas entre 2010 e 2015”, afirma a vice.

Segundo ela, a negociação com o governo federal está em aberto e já foram realizadas quatro reuniões. Porém, a União alega que por conta do reajuste fiscal ainda faz estudo para ver possibilidade de proposta concreta.

A UFMS tem 11 campi e 1.700 professores ativos, entre concursados e temporários. Ontem, professores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) entraram em greve e dez mil universitários, entre alunos de graduação, pós-graduação e dos cursos à distância, ficaram se aulas.

Nesta sexta-feira, pelo menos 950 técnicos administrativos da UFGD e do HU (Hospital Universitário) também entraram em greve.

Docentes da UFGD iniciam greve e deixam 10 mil universitários sem aula
A onda de greve já chegou à maior universidade pública do interior de Mato Grosso do Sul. Pelo menos 500 docentes da UFGD (Universidade Federal da Gr...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions