ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Prejuízos da chuva em 13 cidades de MS já passa dos R$ 13 milhões

Balanço considera cidades em situação de emergência, mas número de municípios com problemas já chega a 20

Liniker Ribeiro | 10/01/2018 11:13
Ponte em estrada vicinal de Rio Verde sofreu danos após chuva (Fonte: Prefeitura de Rio Verde)
Ponte em estrada vicinal de Rio Verde sofreu danos após chuva (Fonte: Prefeitura de Rio Verde)

Já passa de 20 o número de municípios que informaram à Defesa Civil, enfrentar problemas devido ao excesso de chuvas, só nos primeiros dias do ano. A situação mais preocupante, segundo o órgão, é nos municípios onde o nível dos rios está subindo cada vez mais, como em Coxim, Aquidauana, Miranda e Bela Vista. Nos 13 primeiros municípios a decretarem situação de emergência, o valor dos prejuízos, até o momento, é de R$ 13.922.298,56.

Equipes da Defesa Civil estadual viajaram para cidades do norte e sul do estado, onde vários municípios sofreram danos e agora contabilizam os prejuízos em decorrência das chuvas. O objetivo é auxiliar nas atividades de recuperação dos estragos. "A gente trabalha de forma complementar, o município é quem dá uma primeira resposta e a gente oferece um apoio nas ações de resposta e de recuperação dos estragos", explicou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Isaías Bittencourt.

Ele informou ainda, ter viajado pessoalmente para Coxim, onde o nível do rio Taquari já desabrigou uma família, para acompanhar a situação. "O rio está subindo cada vez mais e hoje está em 5.16 segundo levantamento do Imasul. Por isso, deixamos dois salões preparados para abrigar famílias que possam ter de sair de suas casas a qualquer momento", garantiu.

Ao menos 380 famílias que moram em regiões ribeirinhas foram cadastradas e estão sendo monitoradas. Nem todo mundo quer abandonar os imóveis, mas caso a situação piore, um trabalho ainda maior será feito para convencer os moradores.

Ônibus do transporte público de Três Lagoas preso em buraco aberto com a chuva (Fonte: Direto das ruas)
Ônibus do transporte público de Três Lagoas preso em buraco aberto com a chuva (Fonte: Direto das ruas)
Imóvel na região ribeirinha de Coxim alagado após aumento no nível do rio (Foto: Direto das ruas)
Imóvel na região ribeirinha de Coxim alagado após aumento no nível do rio (Foto: Direto das ruas)

Itaquirai, Novo Horizonte do Sul, Japorã, Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas e Eldorado já foram visitadas pela equipe estadual. Coronel Sapucai e Amambai serão os próximos.
Para a Defesa Civil, a falta de estrutura nos municípios é um grande problema. Bueiros não dão conta de escoar o volume de água e, por conta disso, ruas são alagadas, pontes destruídas e estradas prejudicadas. "Estamos correndo para resolver tudo, até para não ter problemas com o início das aulas", afirma Isaias.

Três Lagoas - O excesso de chuva também provocou transtornos em Três Lagoas, distante 338 quilômetros da Capital. Um ônibus do transporte público chegou a ficar preso em um buraco aberto por conta da chuva, em uma das ruas do bairro Vila Verde.

Rio Verde - Na última segunda-feira (8), os 80 milímitros registrados, em apenas duas horas de chuva, no município de Rio Verde, a 207 quilômetros de Campo Grande, de acordo com a prefeitura, provocou estragos.

Ruas ficaram alagadas e transtornos foram registrados em vários pontos da cidade. Na rua Euclides Góes, às margens da BR-163, a água chegou a atravessar a rodovia. Uma equipe da CCR MSvia, concessionária responsável pela administração da BR-163, esteve no local cuidando da sinalização.

Na rua 31 de março, no centro da cidade, os bueiros não suportaram a quantidade de água, e a enxurrada invadiu a Avenida Barão do Rio Branco. Motoristas tiveram de redobrar a atenção nesses pontos. No cruzamento das avenidas Eurico Sebastião Ferreira e Américo de Souza, o córrego do Cato transbordou e provocou alagamentos. Em regiões rurais, pontes e estradas foram danificadas.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias