ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Preso da Lama Asfáltica ainda espera desembargador julgar habeas corpus

Beto Mariano se entregou à PF no dia 9 de março, junto com João Amorim, Edson Giroto e Flávio Scrocchio

Anahi Zurutuza | 22/03/2018 14:23
Beto Mariano deixando o Centro de Triagem após passar dias presos, em junho de 2016 (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Beto Mariano deixando o Centro de Triagem após passar dias presos, em junho de 2016 (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Enquanto o empresário João Amorim, o ex-deputado federal e ex-secretário de Infraestrutura Edson Giroto e o cunhado dele, Flavio Scrocchio, estão em liberdade, o servidor estadual e pecuarista, Wilson Roberto Mariano, o Beto Mariano, continua no Centro de Triagem Anísio Lima.

Ele está preso desde o dia 9 de março, quando se entregou à PF (Polícia Federal), e aguarda julgamento de habeas corpus.

O advogado Hilário de Oliveira, que representa Mariano, espera que o desembargador federal Paulo Fontes deva analisar o pedido de liberdade ainda nesta quinta-feira (22). O defensor disse acreditar que o cliente será libertado. “O entendimento deve ser o mesmo”, explicou, citando os habeas corpus dos outros três presos.

Beto Mariano virou alvo da Lama Asfáltica em 2016 por ter Giroto como sócio na compra de fazendas. A PF e o MPF (Ministério Público Federal) consideram ainda suspeita a evolução patrimonial do servidor, que atua como fiscal da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Mariano também já foi deputado estadual e prefeito de Paranaíba.

Trâmite judicial - Amorim, Giroto, Scrocchio e Mariano estavam em liberdade desde junho de 2016. Mas no dia 6 de março, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que os mesmos voltassem para a prisão.

Na segunda-feira (19), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou novamente a soltura de Amorim, Giroto e Scrocchio, 11 dias depois que os quatro alvos da Operação Fazendas de Lama, a 2ª fase da Lama Asfáltica, se entregaram à PF. O trio deixou o Centro de Triagem na terça-feira (20). 

No entendimento de Paulo Fontes, seguido pela maioria da 5ª Turma do TRF3, os acusados cumprem há mais de um ano e meio medidas cautelares alternativas “sem que tenha havido notícias de reiteração delituosa ou tentativa de fuga”. 

A operação - A Lama Asfáltica investiga desvios de verbas em obras do governo estadual na gestão de Puccinelli. A Fazendas de Lama apurou a compra de propriedades rurais, em nome de laranjas, com o dinheiro supostamente desviado.

Nos siga no Google Notícias