ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Produtores oferecem 57 mil ha para Lula comprar a índios

Redação | 14/03/2010 10:21

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul ofereceram 57.725 hectares para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comprar e destinar para os índios. O relatório das propriedades foi entregue pelo presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, aos deputados federais Dagoberto Nogueira (PDT) e Vander Loubet (PT).

A lista traz todas as propriedades que os fazendeiros estão dispostos a vender para o assentamento de índios. Lula disse aos deputados que estaria disposto a comprar 24 mil hectares para acabar com o conflito entre indígenas e ruralistas no Estado.

De acordo com a produtora Luana Ruiz Silva, que ajudou a entrar em contato com os produtores que tem áreas em disputas, há algumas fazendas que já estão invadidas e outras que são pretendidas pelas populações indígenas.

São pessoas como Edson França, que há 10 anos teve sua propriedade, em Sidrolândia, invadida e, desde então, nunca mais regressou à suas terras. "São 350 hectares onde eu criava gado de corte", conta.

"A fazenda foi invadida no dia 17 de abril de 2000 e nunca mais voltei lá". Desde o acontecido, França vive de pequenos serviços que presta às fazendas da região e de uma aposentadoria.

Nos siga no Google Notícias