ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Professores poderão ser incluídos em transporte escolar de alunos, prevê projeto

Vagas em ônibus poderão ser disponibilizadas a profissionais da educação

Osvaldo Júnior | 12/01/2018 14:25
Transporte escolar em Ladário (MS); municípios podem ter que disponibilizar vagas a professores (Foto: Agência Senado)
Transporte escolar em Ladário (MS); municípios podem ter que disponibilizar vagas a professores (Foto: Agência Senado)

Transporte escolar gratuito oferecido a alunos poderá oferecer vagas a professores. A mudança é prevista em projeto de lei prestes a ser votado na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). De acordo com a Agência Senado, o texto permite o uso do transporte pelos professores, desde que existam assentos vagos e que não haja alteração da rota.

Conforme o PLC (Projeto de Lei da Câmara) 19/2012, de autoria do deputado Renato Molling (PP-RS), além de arcar com o transporte escolar dos estudantes de suas redes escolares, estados e municípios devem permitir aos professores da respectiva rede o uso de assentos vagos disponíveis nos veículos nos trechos autorizados.

De acordo com o deputado, os professores, especialmente da zona rural, precisam fazer deslocamentos semelhantes aos feitos pelos alunos, mas seus salários, muitas vezes baixos, tornam as despesas de transporte pesadas. A iniciativa representaria, ainda, um primeiro passo para a gratuidade total do transporte aos docentes.

O senador Paulo Paim (PT-RS) argumentou, no relatório pela aprovação do projeto, que o texto pode ajudar a concretizar o direito constitucional à educação. "Não se pode impor ao professor que financie, com os próprios recursos, longos deslocamentos às escolas nas quais atuam, mormente considerada a realidade remuneratória desses trabalhadores e, ainda mais, a expressiva distância a separar as escolas dos locais de residência dos docentes, principalmente em zona rural", observou o senador.

(Com informações da Agência Senado)
Nos siga no Google Notícias