ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Programa do novo modelo de ensino médio prevê 7.200 vagas em MS

Aline dos Santos | 11/10/2016 08:59
Programa do governo federal quer ampliar oferta de ensino médio em tempo integral. (Foto: Fernando Antunes)
Programa do governo federal quer ampliar oferta de ensino médio em tempo integral. (Foto: Fernando Antunes)

Polêmica, a MP (Medida Provisória) 746, que modifica o ensino médio, resultou na criação de um programa de fomento às escolas em tempo integral. A portaria do Ministério da Educação, publicada na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial da União, prevê parceria com os Estados para ampliar a oferta desse formato de ensino. Para Mato Grosso do Sul, o limite é de 16 escolas e 7.200 alunos.

Conforme o ministério, a pactuação com cada ente federado será formalizada por meio do preenchimento de planos de implementação. A proposta pedagógica das escolas de ensino médio em tempo integral terá por base a ampliação da jornada escolar e enfoque nos seguintes pilares: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

Dentre as principais modificações nesse novo formato do ensino médio, estão que  a carga horária diária passa a ser de 7 horas e português e matemática serão os dois únicos componentes curriculares obrigatórios.

Segundo o MEC, a carga horária estabelecida na proposta curricular deve ser de, no mínimo, 2.250 minutos semanais (37 horas), com um mínimo de cinco horas semanais de Língua Portuguesa, 5 horas semanais de matemática e 8 horas semanais dedicados para atividades da parte flexível. No Brasil, o programa vai atender até 257.400 alunos em 572 escolas.

Publicada em 22 de setembro, a MP 746 provocou reclamações porque acabaria com a imposição de sociologia, filosofia, educação física e artes. Porém, o governo federal logo publicou edição extra do Diário Oficial da União e manteve as disciplinas. A questão será decidida pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda será definida.

Nos siga no Google Notícias