A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

09/11/2010 14:47

Programa pagará a proprietários rurais por preservação

Redação

A Prefeitura de Campo Grande lançou hoje um edital para apresentação de propostas do Programa Manancial Vivo, uma experiência inédita na cidade que vai pagar aos proprietários rurais que desenvolverem atividades de preservanção das nascentes que ficam em suas terras, na bacia do Guariroba e do Lajeado.

Os dois mananciais são a principal fonte da água que abastece Campo Grande e ao longo dos anos sofreram com a falta de cuidado ambiental. As ações para conservação vão dividir entre elas um valor de até R$ 700 mil, conforme o edital publicado hoje, prevendo o "Pagamento por Serviços Ambientais".

Ao falar do programa nesta manhã, o prefeito Nelson Trad Filho disse que ele representa uma nova mentalidade, já em vigor em regiões mais desenvolvidas e que começa a ser adotada em Campo Grande. "Aquele proprietário rural que tenha na sua propriedade uma nascente de um manancial importante para a cidade ele tem que zelar por isso".

Segundo ele, o incentivo que será dado é para o bem da comunidade. "Agindo dessa forma, estamos atendendo o bem coletivo.

regras-As propostas dos donos de áreas na região da Guariroba e Lajeado devem ser apresentadas de hoje até o dia 8 de novembro do próximo ano.

Para o gerenciamento das ações, foi criada a UGP (Unidade de Gerenciamento de Projeto) Manancial Vivo, um colegiado que definir os propostas e acompanhar a implantação e os resultados obtidos. O programa disponibilizará equipe técnica.

No edital lançado hoje, podem ser contempladas ações de conservação de solo, restauração ecológica em áreas de preservação permanente e conservação de remanescentes florestais existentes.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions