ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Projeto do Ministério da Justiça usa DOF como referência

Redação | 05/02/2010 17:50

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) serviu como referência para o desenvolvimento do Pefron (Projeto de Policiamento Especializado de Fronteiras), plano que será implementado em todos os Estados que fazem fronteira com países da América do Sul.

O convênio entre o Ministério da Justiça e a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) será assinado na próxima terça-feira e faz parte do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O Pefron foi desenvolvido para combater os crimes nas linhas fronteiriças, como contrabando de armas e munições, narcotráfico, exploração de madeira, tráfico de pessoas, furto e roubo, principalmente de veículos.

A proposta do Ministério da Justiça é fortalecer as polícias dos estados que fazem fronteira com outros países a fim de fomentar a criação de grupos especializados, como o DOF, para atuarem de forma preventiva e repressiva nas divisas dos estados, no combate aos crimes típicos de cada região.

Uma das propostas é combater os crimes de fronteira com ações de cooperação intergovernamental e interinstitucional em segurança pública com o suporte dos órgãos federais, como as Polícias Federal, Rodoviária Federal e a Força Nacional de Segurança Pública.

O Brasil possui 16 mil quilômetros de fronteira, com 150 quilômetros de largura. Mato Grosso do Sul faz fronteira com Paraguai e Bolívia.

DOF - O Departamento de Operações de Fronteira atua há 22 anos no enfrentamento de crimes por meio do policiamento itinerante e atuação conjunta entre a Polícia Militar e Civil.

Entre as atividades desenvolvidas pelo DOF destacam-se o patrulhamento ostensivo em áreas rurais dos municípios fronteiriços, combatendo o narcotráfico, contrabando, descaminho, furtos e roubos de veículos e cargas, abigeato (furto e roubo de gado) e os crimes peculiares à região.

Nos siga no Google Notícias