A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

05/02/2010 17:50

Projeto do Ministério da Justiça usa DOF como referência

Redação

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) serviu como referência para o desenvolvimento do Pefron (Projeto de Policiamento Especializado de Fronteiras), plano que será implementado em todos os Estados que fazem fronteira com países da América do Sul.

O convênio entre o Ministério da Justiça e a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) será assinado na próxima terça-feira e faz parte do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O Pefron foi desenvolvido para combater os crimes nas linhas fronteiriças, como contrabando de armas e munições, narcotráfico, exploração de madeira, tráfico de pessoas, furto e roubo, principalmente de veículos.

A proposta do Ministério da Justiça é fortalecer as polícias dos estados que fazem fronteira com outros países a fim de fomentar a criação de grupos especializados, como o DOF, para atuarem de forma preventiva e repressiva nas divisas dos estados, no combate aos crimes típicos de cada região.

Uma das propostas é combater os crimes de fronteira com ações de cooperação intergovernamental e interinstitucional em segurança pública com o suporte dos órgãos federais, como as Polícias Federal, Rodoviária Federal e a Força Nacional de Segurança Pública.

O Brasil possui 16 mil quilômetros de fronteira, com 150 quilômetros de largura. Mato Grosso do Sul faz fronteira com Paraguai e Bolívia.

DOF - O Departamento de Operações de Fronteira atua há 22 anos no enfrentamento de crimes por meio do policiamento itinerante e atuação conjunta entre a Polícia Militar e Civil.

Entre as atividades desenvolvidas pelo DOF destacam-se o patrulhamento ostensivo em áreas rurais dos municípios fronteiriços, combatendo o narcotráfico, contrabando, descaminho, furtos e roubos de veículos e cargas, abigeato (furto e roubo de gado) e os crimes peculiares à região.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions