ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Projeto quer impedir restrição de devedor de água e luz

Redação | 19/05/2009 09:58

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou nesta terça-feira projeto de lei que proíbe a inserção de nome de devedores de serviços essenciais no Serviço de Proteção ao Crédito.

Para ser lei, o projeto precisa ser aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), comissão temática e ainda por duas votações em plenário.

De acordo com o projeto, ficam proibidos de terem os nomes inscritos no Serviço de Proteção ao Crédito, devedores de: água, luz, gás e combustíveis, assistência médica e hospitalar, distribuição de alimentos e medicamentos, serviços funerário, transporte coletivo, capacitação e tratamento de esgoto e lixo, telecomunicações, processamento de dados ligados a serviços essências, compensação bancária e educação.

Segundo o deputado, a Constituição Nacional garante a todo cidadão o princípio da dignidade e cidadania. De acordo com Marquinhos, atualmente os devedores, de água e luz, por exemplo, são penalizados duas vezes: com o corte e com a inserção do nome nos serviços de proteção.

Além disso, conforme o parlamentar, o devedor ainda não pode se inscrever em concurso público e nem conseguir a casa própria.

Segundo o deputado, de cada 10 pessoas que o procuram, nove querem casa própria e destas, sete estão com o nome "sujo". Algumas delas, não pagaram serviços essenciais porque estão contestando o valor, diz Marquinhos.

Nos siga no Google Notícias