A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

19/05/2009 09:58

Projeto quer impedir restrição de devedor de água e luz

Redação

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou nesta terça-feira projeto de lei que proíbe a inserção de nome de devedores de serviços essenciais no Serviço de Proteção ao Crédito.

Para ser lei, o projeto precisa ser aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), comissão temática e ainda por duas votações em plenário.

De acordo com o projeto, ficam proibidos de terem os nomes inscritos no Serviço de Proteção ao Crédito, devedores de: água, luz, gás e combustíveis, assistência médica e hospitalar, distribuição de alimentos e medicamentos, serviços funerário, transporte coletivo, capacitação e tratamento de esgoto e lixo, telecomunicações, processamento de dados ligados a serviços essências, compensação bancária e educação.

Segundo o deputado, a Constituição Nacional garante a todo cidadão o princípio da dignidade e cidadania. De acordo com Marquinhos, atualmente os devedores, de água e luz, por exemplo, são penalizados duas vezes: com o corte e com a inserção do nome nos serviços de proteção.

Além disso, conforme o parlamentar, o devedor ainda não pode se inscrever em concurso público e nem conseguir a casa própria.

Segundo o deputado, de cada 10 pessoas que o procuram, nove querem casa própria e destas, sete estão com o nome "sujo". Algumas delas, não pagaram serviços essenciais porque estão contestando o valor, diz Marquinhos.

STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions