ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  08    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Projeto quer impedir restrição de devedor de água e luz

Redação | 19/05/2009 09:58

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou nesta terça-feira projeto de lei que proíbe a inserção de nome de devedores de serviços essenciais no Serviço de Proteção ao Crédito.

Para ser lei, o projeto precisa ser aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), comissão temática e ainda por duas votações em plenário.

De acordo com o projeto, ficam proibidos de terem os nomes inscritos no Serviço de Proteção ao Crédito, devedores de: água, luz, gás e combustíveis, assistência médica e hospitalar, distribuição de alimentos e medicamentos, serviços funerário, transporte coletivo, capacitação e tratamento de esgoto e lixo, telecomunicações, processamento de dados ligados a serviços essências, compensação bancária e educação.

Segundo o deputado, a Constituição Nacional garante a todo cidadão o princípio da dignidade e cidadania. De acordo com Marquinhos, atualmente os devedores, de água e luz, por exemplo, são penalizados duas vezes: com o corte e com a inserção do nome nos serviços de proteção.

Além disso, conforme o parlamentar, o devedor ainda não pode se inscrever em concurso público e nem conseguir a casa própria.

Segundo o deputado, de cada 10 pessoas que o procuram, nove querem casa própria e destas, sete estão com o nome "sujo". Algumas delas, não pagaram serviços essenciais porque estão contestando o valor, diz Marquinhos.

Nos siga no Google Notícias