ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Projeto quer reduzir evasão e melhorar desempenho no ensino médio

Fabiano Arruda | 25/10/2011 19:20

Evasão escolar é considerada “calcanhar de Aquiles” no ensino médio e vai atender 85 mil estudantes em MS

Representante do MEC diz que 2 milhões de jovens, entre 15 e 17 anos, estão fora das escolas no País. (Foto: João Garrigó)
Representante do MEC diz que 2 milhões de jovens, entre 15 e 17 anos, estão fora das escolas no País. (Foto: João Garrigó)
Governador discursa para cerca de 600 alunos da rede estadual de ensino.
Governador discursa para cerca de 600 alunos da rede estadual de ensino.

Lançado oficialmente na tarde desta terça-feira no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o projeto “Jovens de Futuro” pretende diminuir o índice de evasão e melhorar o desempenho escolar de estudantes do ensino médio nas escolas estaduais em Mato Grosso do Sul.

O programa, parceria do governo do Estado com o instituto Unibanco, vai atender 85 mil alunos nas 299 escolas estaduais de ensino médio. MS e outros cinco Estados participam do projeto.

Segundo a secretária estadual de Educação, Nilene Badeca, o projeto utiliza de tecnologia de gestão escolar para alcançar resultados.

“O Estado quer, por meio da redução de índices de evasão, abandono e repetência de alunos, melhorar o desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica)”, disse a secretária, afirmando que os jovens vão aspirar melhores colocações no mercado de trabalho ao fim do terceiro ano.

Melhorar índices de abandono no ensino médio é um dos desafios em todo País, disse Sandra Regina, integrante do MEC (Ministério da Educação), presente no evento.

Segundo ela, o Brasil possui 2 milhões de jovens, entre 15 e 17 anos, que não estão na escola e outros milhões que ainda estão no ensino fundamental, o que faz o País ter o pior índice da América do Sul em evasão escolar, explica Sandra.

A superintendente do Unibanco, Wanda Engel, destacou que pesquisas feitas sobre o Jovem de Futuro em escolas no Rio Grande do Sul e Minas Gerais mostraram aumento de 25 pontos em avaliações de escolas após o programa.

“Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado a lançar a transferência do Jovem de Futuro”, pontua.

Já o governador André Puccinelli (PMDB) disse, em discurso, que espera, através de projetos como o Jovem de Futuro, equiparar a qualidade do ensino público em Mato Grosso do Sul com estabelecimentos particulares.

Cerca de 600 alunos de escolas estaduais prestigiaram a cerimônia nesta terça-feira no Centro de Convenções. Outras 600 pessoas, entre diretores, coordenadores e professores, também prestigiaram o evento.

Nos siga no Google Notícias