ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Quadrilha da Lama Asfáltica abriu empresa no Paraguai para lavar propina

Rave LTDA seria de João Baird e Antônio Celso Cortez, ambos presos pela 6ª fase da Operação Lama Asfáltica

Mayara Bueno | 27/11/2018 17:00
Viatura da PF chega na Superintendência, em Campo Grande, na manhã desta terça-feira (dia 27). (Foto: Marina Pacheco).
Viatura da PF chega na Superintendência, em Campo Grande, na manhã desta terça-feira (dia 27). (Foto: Marina Pacheco).

Ambos alvos de prisão na 6ª fase da Operação Lama Asfáltica, João Baird e Antônio Celso Cortez “supostamente” seriam donos de uma empresa de informática no Paraguai para lavar dinheiro fruto de “crimes praticados por meio das empresas Itel, Mil Tec e PSG”.

Segundo autos da 3ª Vara Federal, que autorizou as detenções e outras medidas da atual fase batizada Computadores de Lama, a empresa chamada Rave tem objeto social de digitalização de documentos, desenvolvimento de sistemas, gestão de serviços e gestão da informação.

No Youtube, conforme a decisão, consta um vídeo no qual menciona-se que a empresa é representante da PSG, cujo dono é Antônio Celso.

“Tudo leva a crer que a empresa RAVE S.A seja propriedade de Antônio Celso Cortez e/ou de João Baird, tendo Fábio [Fábio Portela Machinsky] e Luís Fernando [Luis Fernando de Barros Fontolan] como administradores locais da sociedade”. Os dois foram alvos de mandados de busca e apreensão e a Justiça também autorizou quebra de sigilo bancário e fiscal deles.

Documentação recolhida pela Controladoria Geral da União aponta que Antônio e Baird seriam os donos e teriam nomeado os outros dois como “testas de ferro”. A empresa paraguaia foi comprada, ainda de acordo com a investigação, por R$ 40 mil.

Fábio e Luiz teriam feito atividades como “prospecção de mercado”, “contatos iniciais no MIC”, “negociação final e locação do prédio sede”, “entrega de documentos”. Tais movimentações demonstram que Fábio seria administrador de empresa, “não seu proprietário”.

Para a investigação, por mais que o interesse da Rave tenha sido o de prestar serviços no território paraguaio, chama atenção a empresa ter sido colocada em nome de terceiros.

Outro fator apontado é que a abertura ocorreu em 2015, depois da deflagração da 1ª fase da Operação Lama Asfáltica, quando o foco foi fraude em obras públicas. Na 2ª, João Baird começou a ser alvo.

“Portanto, é razoável imaginar que, com o temor de que seus negócios pudessem estar sob investigação, João Baird e Antônio Cortez resolvessem abrir um negócio no Paraguai como meio de ‘lavar dinheiro’ oriundo de crimes praticados por meio das empresas Itel, Mil Tec e PSG”.

Baird e Antônio são tidos pela investigação como cabeças do esquema de desvio de dinheiro e envio ilegal de remessas para o exterior. Dono da PSG Tecnologia Ltda., Cortez é apontado na Lama Asfáltica como sócio e “testa-de-ferro” de Baird, dono de empresas –Itel e Mil Tec– do ramo da informática e que mantém contratos com o poder público.

Prisões

Apelidado de “Bill Gates Pantaneiro”, o empresário João Roberto Baird foi o primeiro preso a chegar à sede da PF (Polícia Federal) de Campo Grande para depor nesta manhã.

André Luiz Cance, também com mandado de prisão, já foi alvo de outras fases da Lama Asfáltica e se entregou no fim da manhã. Ele foi secretário adjunto de Estado de Fazenda, na gestão do ex-governador André Puccinelli. Antônio Celso também foi preso esta manhã.

Dos quatro alvos, resta Romildo Rodrigues, a quem a investigação atribui ser “laranja” de João Baird. O advogado dele, Tiago Bunnin, afirmou que seu cliente vai se entregar à PF na quarta-feira (dia 28), às 8 horas.

Computadores de Lama 

A PF, a CGU e a Receita Federal foram às ruas nesta manhã para cumprir 4 mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão em Campo Grande, Jaraguari, Dourados e Paranhos.

A força-tarefa apreendeu documentos na casa de João Baird, no Edifício Monterosso, na rua Antônio Maria Coelho, em frente ao Parque das Nações Indígenas, e o levou preso. Equipes estiveram ainda na casa de Cortez, no Bairro Vilas Boas.

Nos siga no Google Notícias