ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Recursos hídricos são debatidos em oficina na Capital

Redação | 21/11/2009 19:19

Relações entre as fontes e os comunicadores para melhor difundir a questão hídrica no Estado e no Brasil foram discutidas hoje durante oficina que antecede a programação do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, iniciativa da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Hídricos).

Jornalistas, professores e estudantes de comunicação participaram da oficina. A mediação foi feita pela jornalista Luciane Mamoré.

Como debatedores estiveram presentes o presidente da ABRH, Francisco de Assis de Souza Filho, PhD em Recursos Hídricos, a presidente da ABRH em Mato Grosso do Sul, Synara Broch, doutora em Desenvolvimento Sustentável, a jornalista Claudia Gaigher, da TV Morena e o coordenador do curso de Jornalismo da Uniderp, Marcos Morandi.

Assis relatou que a água é um instrumento de desenvolvimento social e a imprensa tem um papel importante nesse processo. "Cabe a ela divulgar os problemas relacionados aos recursos hídricos e mostrar o que está sendo feito para resolvê-los".

De acordo com a presidente da ABRH no estado, Synara Broch, o trabalho da imprensa deve se dividir entre a desmistificação de conceitos como sustentabilidade, aquífero e o entendimento do processo total da água.

Em sua intervenção na oficina, Morandi fez reflexões de como transpor as barreiras entre o jornalista e a fonte. O professor lembrou que o jornalista não tem o preparo de especialista, no entanto, nas questões ambientais é preciso tomar partido por algumas vertentes.

Já a repórter Cláudia Gaigher, lembrou de suas primeiras participações no Jornal Nacional e falou da importância em se estar informado para defender a pauta. Gaigher mencionou que o Brasil vive a cultura da abundância e o comunicador corre o risco de multiplicar essa tradição.

"O jornalista não pode ter vergonha de perguntar, é preciso se identificar com a história e que fazemos parte do meio ambiente", explicou.

Simpósio - Entre amanhã e quinta-feira, Campo Grande será sede das mais diversas discussões em torno dos Recursos Hídricos. A 18ª edição do Simpósio Brasileiro sobre o tema vai tratar do Desafio da Prática da Sustentabilidade na Gestão dos Recursos Hídricos: Natureza, Gente e Desenvolvimento.

O evento tem como objetivo debater e plantar sementes de conhecimento que fomentem a inovação e o incentivo às práticas em prol da gestão democrática, participativa, descentralizada e integrada dos recursos hídricos.

Nos siga no Google Notícias