ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Registros de índios movimentam cartórios em Dourados

Redação | 20/01/2009 18:24

Cada vez mais os cartórios de Dourados registram grande procura por registro civil pelos indígenas. Na primeira quinzena deste mês, mais de 30 índios retiraram seus documentos, sendo que esse número era a média mensal dos últimos meses de 2008.

Levantamentos do cartório do 2º ofício apontam que o número de documentos emitidos para a categoria praticamente dobrou nos últimos dias. E conforme o site Dourados Agora, a vasta demanda preocupa indígenas mais tradicionais.

Na aldeia Jaguapiru, por exemplo, lideranças antigas temem que esse movimento de registros venha influenciar negativamente na identidade cultural. Contudo, essa preocupação não tem impedido a maioria da população indígena de procurar os cartórios.

Em 2008, mais de 200 indígenas trocaram a carteirinha da Funai (Fundação Nacional do Índio) pelo registro. A medida garante aos indígenas serviços que exigem o documento, como abertura de contas em banco, matrículas na faculdade e emissão da carteira de motorista, compras de bens, entre outros.

Cartorários informam que a maior procura por registro é de índios que frequentam a zona urbana. Em todo o Brasil, Mato Grosso do Sul e Amazonas são os únicos Estados que dispõem deste benefício.

Nos siga no Google Notícias