A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

20/01/2009 18:24

Registros de índios movimentam cartórios em Dourados

Redação

Cada vez mais os cartórios de Dourados registram grande procura por registro civil pelos indígenas. Na primeira quinzena deste mês, mais de 30 índios retiraram seus documentos, sendo que esse número era a média mensal dos últimos meses de 2008.

Levantamentos do cartório do 2º ofício apontam que o número de documentos emitidos para a categoria praticamente dobrou nos últimos dias. E conforme o site Dourados Agora, a vasta demanda preocupa indígenas mais tradicionais.

Na aldeia Jaguapiru, por exemplo, lideranças antigas temem que esse movimento de registros venha influenciar negativamente na identidade cultural. Contudo, essa preocupação não tem impedido a maioria da população indígena de procurar os cartórios.

Em 2008, mais de 200 indígenas trocaram a carteirinha da Funai (Fundação Nacional do Índio) pelo registro. A medida garante aos indígenas serviços que exigem o documento, como abertura de contas em banco, matrículas na faculdade e emissão da carteira de motorista, compras de bens, entre outros.

Cartorários informam que a maior procura por registro é de índios que frequentam a zona urbana. Em todo o Brasil, Mato Grosso do Sul e Amazonas são os únicos Estados que dispõem deste benefício.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions