ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Relatório sobre terras para indígenas está em gaveta

Redação | 20/07/2010 16:51

O relatório das propriedades rurais que o governo federal pretendia comprar para resolver a questão indígena permanece em alguma gaveta da Presidência da República, em Brasília.

Entregue no dia 7 de abril, pelos deputados federais Dagoberto Nogueira (PDT) e Vander Loubet (PT) ao chefe de gabinete do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), Gilberto Carvalho, nenhuma terra foi analisada ou comprada, após quase 4 meses.

A localidade exata das terras foi mantida em sigilo para evitar especulações e retaliações aos proprietários. O relatório foi feito pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), no mês de março, após um pedido feito pelo presidente Lula aos dois deputados e à Acrissul no final de fevereiro.

Lula solicitou que se encontrassem áreas para as populações indígenas do Estado que demandam terras e que o governo está disposto a comprá-las através do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que pagaria o valor integral das propriedades.

De acordo com o presidente da Acrissul, Chico Maia, o relatório foi entregue e a tramitação cabe ao Planalto. Ele sustenta que seria necessário uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que tramita no Congresso, ser votada, para resolver o problema. "O governo não pode fazer nada que a constituição impeça. Ele iria comprar via Incra. Nós fizemos nossa parte", ressalta.

Lula queria resolver o impasse antes do fim de seu mandato, em 1º de janeiro de 2011. O gabinete da presidência da República foi consultado e ainda não enviou resposta.

Nos siga no Google Notícias