A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

18/07/2009 09:22

Retomada de vistorias para demarcação ainda é incógnita

Redação

A retomada dos estudos da Funai (Fundação Nacional do Índio) para demarcação de áreas em Mato Grosso do Sul, prevista para ocorrer na segunda-feira, ainda é uma incógnita. Produtores rurais e o governo não receberam qualquer informação sobre o reinício dos trabalhos.

"Como não ligaram para o governador ele não sabe se começa segunda", disse esta manhã o governador, André Puccinelli.

O presidente da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior, acredita que neste primeiro momento os trabalhos se limitem a visitas a aldeias, uma vez que determinação judicial prevê a notificação de produtores antes de entrar em áreas particulares e isso não ocorreu.

Quanto às propostas da Funai, de indenizar produtores também pela terra nua, a cobrança é que isso seja feito de forma documentada, o que se daria através de PEC (Proposta de Emenda Constitucional).

Na próxima terça-feira, dia 21 de julho, produtores rurais de Dourados se reúnem para discutir o assunto. A reunião será partir de 18 horas, no Sindicato Rural.

O presidente da entidade, Marisvaldo Zeule, ressalta que o produtor está amparado legamente, porque tem escritura e documentação que comprovam a posse legítima.

Ele defende outras alternativas, como uso de terras da união e do tráfico para compensar indígenas. "Além do que acreditamos que não seja terra a solução. Veja em Panambizinho, temos 1.274 hectares e nem um pé de banana plantado", exemplifica.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions