ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Sanesul faz campanha pela conexão à rede de esgoto em MS

Redação | 08/04/2010 13:38

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está fazendo campanha de conscientização sobre a importância da rede coletora de esgoto. No ano passado, técnicos do órgão falaram com 12 mil famílias sobre os benefícios para saúde e o meio ambiente.

Segundo o gerente de meio ambiente e ação social da estatal, José Carlos Queiroz, o objetivo é mobilizar a população que será beneficiada com o sistema de esgoto. "A ligação de esgoto volta em benefícios à saúde pública e ao meio ambiente. Por isso, é preciso fazer essas atividades de mobilização social, como oficinas educativas, reuniões comunitárias e visitas domiciliares, para conscientizar a população", afirmou.

Segundo a assistente social da Gemam, Elizabeth Pentagna Bruno, depois que o projeto da obra é aprovado, os técnicos vão a campo para traçar o perfil das pessoas que serão beneficiadas com a rede de esgoto. A fase seguinte é a da mobilização e sensibilização dos moradores.

A assistente social Odila Velasquez comenta que a principal dificuldade é a falta de conhecimento da população. "Muitos acham que só precisam ligar o encanamento que vem da descarga do vaso sanitário. Para eles, a água que vem da cozinha, do tanque e da máquina de lavar pode continuar indo para as fossas ou para a rua. Por isso, fazemos o trabalho de conscientização com os moradores e também com crianças e adolescentes, nas escolas, sobre a importância do tratamento de esgoto."

As obras nas quatro cidades são financiadas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e pelo Prodetur/MS. Do total de investimentos, 1,5% é destinado às atividades de Mobilização Social e Educação Ambiental.

As atividades contam com a parceria das prefeituras e secretarias dos municípios visitados. Até a conclusão das obras, cerca de 37 mil famílias, no total, serão atendidas pelo programa.

Nos siga no Google Notícias