A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

08/07/2009 07:10

Saúde alerta que dengue pode ter casos mais graves

Redação

Com três tipos do vírus da dengue já isolados, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) alerta que é acentuado o risco de uma nova epidemia da doença, que assolou Campo Grande em 2007.

"O tipo 1 foi identificado em Corumbá. O tipo 2 foi o que causou 18 mortes em Cuiabá, no mês de fevereiro. E o tipo 3 foi isolado agora", explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

Ele salienta que os três tipos da doença tornam "praticamente toda a população suscetível" à dengue. Em 2007, o tipo 3 provocou epidemia na Capital.

Mandetta ressalta que além de uma grande quantidade, a incidência das formas mais graves da doença deve crescer, pois as pessoas já foram sensibilizadas por outros tipos de vírus, criando anticorpos. "Estamos preocupados enormemente", afirma Mandetta.

Em 2009, a prefeitura deve antecipar a gincana de combate à dengue, além de, mais uma vez, realizar força-tarefa para combater o mosquito Aedes Aegypti.

No primeiro semestre, foram registrados 11 mil casos de dengue em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grade, um menino de sete anos morreu por dengue hemorrágica.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) vai investir R$ 1 milhão e antecipar a capacitação dos agentes de saúde para o próximo Verão, quando as condições climáticas favorecem a ocorrência de epidemia.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions