ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Segurança fecha fronteira pelos próximos três meses

Redação | 09/03/2010 09:30

De Mundo Novo a Corumbá, todas as forças policiais do Estado, em conjunto com Polícia Federal e Força Nacional, começam hoje operação contra crimes típicos da fronteira.

Reunião na manhã de hoje, na sede do Clube da Polícia Federal, em Campo Grande, foi a largada para as ações que vão durar, pelo menos, 90 dias.

O trabalho começa com os serviços de inteligência concentrados na região de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, mas barreiras fixas e fiscalização volante também iniciam nesta semana.

Os comandantes da operação, batizada de Sentinela, não informam o contingente que estará envolvido nas ações, mas na manhã de hoje o governador André Puccinelli disse que o efetivo é recorde para ações desse porte. "Eles vão ficar muito tempo por aqui", comentou.

Segundo ele, a ação conjunta foi confirmada com a autorização para que a Força Nacional se instalasse em Mato Grosso do Sul, no fim do ano passado, para atuar em conjunto com DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Polícia Militar e Polícia Federal.

O efetivo de Brasília está também com base no Cefap (Centro de Formação de Praças), na Capital. A operação Sentinela é nacional e ocorre do Rio Grande do Sul ao Amapá.

Em Mato Grosso do Sul, além do combate ao tráfico de drogas e armas, contrabando, entrada ilegal de imigrantes e atuação do crime organizado de forma geral, uma preocupação específica é com a Febre Aftosa, por conta do contrabando e furto de gado do Paraguai.

O Ministério da Justiça também autorizou o uso temporário de tropas da Força Nacional de Segurança Pública

Com base nas informações levantadas pela inteligência nos próximos 3 meses, a ação pode ser prorrogada por mais 7 meses.

No início do ano, o Ministério da Justiça divulgou que a principal aposta tecnológica da Polícia Federal para o monitoramento da fronteira, a aeronave não-tripulada - VANT, de fabricação israelense, adquirido em meados do ano passado, também poderia ser utilizada na fronteira.

Na reunião desta manhã, poucas informações foram repassadas, e não houve confirmação sobre o uso dessa tecnologia por enquanto.

Em nota resumida, a PF informou apenas que em Mato Grosso do Sul, os trabalhos da Operação Sentinela ocorrerão, principalmente nas cidades fronteiriças de Mundo Novo, Amambai, Ponta Porã, Bela Vista, Porto Murtinho e Corumbá.

Nos siga no Google Notícias