A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

31/12/2014 16:53

Sem risco de radiação, objeto espacial será apreendido e levado à delegacia

Ricardo Campos Jr.
AEB identificou objeto como tanque de combustível de veículo espacial (Foto: reprodução Facebook)AEB identificou objeto como tanque de combustível de veículo espacial (Foto: reprodução Facebook)

Vistoria de um físico da Comissão Nacional de Energia Nuclear, nesta quarta-feira (31), constatou que o tanque de combustível de veículo espacial encontrado em uma chácara de Santa Rita do Pardo, a 266 km de Campo Grande, não emite radiação. Assim, segundo o delegado local Rodrigo Alencar Camapum, o objeto será apreendido e levado à delegacia.

“Agora nós vamos aguardar algum órgão que seja competente para recolhê-lo e levá-lo embora”, disse ao Campo Grande News. Camapum afirma que já entrou em contato com várias entidades e até o momento nenhuma se dispôs a fazer o recolhimento.

Como a vistoria foi realizada no final da manhã, o destroço ainda está na propriedade rural. Ainda não há data para o traslado até a unidade policial.

Mistério – A identificação da peça foi feita pela AEB (Agência Espacial Brasileira) após análise das fotos postadas em redes sociais. Suspeita-se que a origem do item, conforme a assessoria do órgão, seja estrangeira, tendo em vista que o país utiliza tecnologia de placas para mover os objetos que lança no espaço. Como não tem mais utilidade, pode ser considerado lixo espacial.

Uma das hipóteses é que seja parte de um veículo lançador. Nesses casos, normalmente, o tanque de combustível é liberado automaticamente depois que a estrutura atinge uma determinada altura.

Outra possibilidade, segundo a assessoria da AEB, é que o tanque pertença a um satélite e tenha acidentalmente se desprendido durante órbita. É muito difícil, conforme o órgão, determinar a origem da peça e mesmo que isso ocorra, fica a critério do país de origem decidir se irá recuperá-lo ou não.

A queda chamou a atenção dos moradores da cidade não só após a aparição do objeto, mas também pelos rastros de luz que pareciam bolas de fogo, avistados por moradores na noite anterior ao descobrimento do destroço. Ainda não se sabe se o fenômeno tem relação com a peça do veículo espacial.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions