A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

30/12/2014 12:49

Objeto espacial que caiu em chácara será vistoriado na quarta, diz delegado

Ricardo Campos Jr.
Objeto é tanque de combustível, diz AEB (Foto: reprodução / Facebook)Objeto é tanque de combustível, diz AEB (Foto: reprodução / Facebook)

Técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear devem chegar a Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (31) para fazer a vistoria no tanque de combustível de veículo espacial que caiu em uma chácara em Santa Rita do Pardo, a 266 km de Campo Grande. A informação foi passada pelo delegado local Rodrigo Alencar Camapum, que entrou em contato com o órgão para comunicar o incidente.

Segundo ele, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) também está ciente da queda, mas, a princípio, não deve mandar representantes para estudar o objeto. Até que se tenha certeza que o destroço não oferece riscos, a área continua isolada.

Mistério – A identificação da peça foi feita pela AEB (Agência Espacial Brasileira) após análise das fotos postadas em redes sociais. Suspeita-se que a origem do item, conforme a assessoria do órgão, seja estrangeira, tendo em vista que o país utiliza tecnologia de placas para mover os objetos que lança no espaço. Como não tem mais utilidade, pode ser considerado lixo espacial.

Uma das hipóteses é que seja parte de um veículo lançador. Nesses casos, normalmente, o tanque de combustível é liberado automaticamente depois que a estrutura atinge uma determinada altura.

Outra possibilidade, segundo a assessoria da AEB, é que o tanque pertença a um satélite e tenha acidentalmente se desprendido durante órbita. É muito difícil, conforme o órgão, determinar a origem da peça e mesmo que isso ocorra, fica a critério do país de origem decidir se irá recuperá-lo ou não.

A queda chamou a atenção dos moradores da cidade não só após a aparição do objeto, mas também pelos rastros de luz que pareciam bolas de fogo, avistados por moradores na noite anterior ao descobrimento do destroço. Ainda não se sabe se o fenômeno tem relação com a peça do veículo espacial.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions