ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Polícia aguarda técnicos para vistoriar objeto espacial que caiu em chácara

Ricardo Campos Jr. | 29/12/2014 16:35
Objeto que caiu em chácara em Santa Rita do Pardo pode ficar no estado e ser usada como atração turística (Foto: reprodução/Facebook)
Objeto que caiu em chácara em Santa Rita do Pardo pode ficar no estado e ser usada como atração turística (Foto: reprodução/Facebook)

A Polícia Civil de Santa Rita do Pardo aguarda técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear para analisar o objeto que caiu em uma chácara no município, localizado a 266 km de Campo Grande, no domingo. A AEB (Agência Espacial Brasileira) informou ao Campo Grande News que, em análise feita por meio das fotos divulgadas na internet, foi possível descobrir que se trata de um tanque de combustível de algum tipo de veículo espacial ou satélite.

Segundo o delegado local, Rodrigo Alencar Machado Camapum, ainda não se sabe se o item oferece algum risco às pessoas e por isso a área está isolada. Ainda não há, segundo ele, data prevista para a chegada dos profissionais que irão analisá-la.

A assessoria da AEB diz que o objeto não tem mais utilidade e, portanto, pode ser classificado como lixo espacial. Não há um local no país, segundo o órgão, que armazene esse tipo de coisa, tendo em vista que são raros os casos em que equipamentos como esse não se desintegram depois de passar pela atmosfera.

Suspeita-se que a origem do item, conforme a AEB, seja estrangeira, tendo em vista que o país utiliza tecnologia de placas para mover os objetos que lança no espaço. Uma das hipóteses é que seja parte de um veículo lançador. Nesses casos, normalmente, o tanque de combustível é liberado automaticamente depois que a estrutura atinge uma determinada altura.

Outra possibilidade, segundo a assessoria da AEB, é que o tanque pertença a um satélite e tenha acidentalmente se desprendido durante órbita. É muito difícil, conforme o órgão, determinar a origem da peça e mesmo que isso ocorra, fica a critério do país de origem decidir se irá recuperá-lo ou não.

Objeto já virou atração em MS (Foto: reprodução/Facebook)
Objeto já virou atração em MS (Foto: reprodução/Facebook)

Fim do mistério - Mesmo sem saber a origem e o grau de periculosidade da peça, pessoas tiraram fotos ao lado dele e postaram na internet. Durante a noite, várias pessoas avistaram luzes que descreveram como bolas de fogo e acreditaram ser chuva de meteoros.

Leitores do Campo Grande News registraram imagens em diversas cidades do Estado, além de relatos similares no Paraná e no Paraguai. Conforme Camapum, será registrado um Boletim de Ocorrência de achado de coisa. Ele mesmo viu as luzes no céu e que, aparentemente, pareciam bem distantes.

Nos siga no Google Notícias