ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Sem solução hoje, índios ameaçam retomar invasões em Sidrolândia

Aliny Mary Dias | 30/04/2014 09:38
Área foi palco de conflitos que terminou com morte de indígena em maio do ano passado (Foto: Arquivo)
Área foi palco de conflitos que terminou com morte de indígena em maio do ano passado (Foto: Arquivo)

Chega ao fim nesta quarta-feira (30) o prazo do acordo entre índios e Ministério da Justiça para a compra das terras que compõem a Reserva Indígena Buriti, situada em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. Com o fim da “trégua”, os indígenas podem decidir por "novas retomadas" na próxima semana.

O impasse envolvendo o conflito fundiário, o reconhecimento de terras indígenas e a indenização aos produtores rurais por parte da União tem datas e prazos poucas vezes cumpridos.

Na última visita do assessor do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga, a Mato Grosso do Sul, em fevereiro, uma nova data para a resolução dos problemas foi definida para 30 de junho, no entanto, os índios não aceitaram a extensão do prazo e continuam com a data de 30 de abril como prazo final.

O líder indígena Lindomar Terena explica que representante do Ministério da Justiça entrou em contato com as lideranças indígenas ontem (29) para justificar o não cumprimento do prazo. “Eles falaram que receberam o contra laudo dos produtores ontem e que iriam agilizar a análise do documento”, diz.

O documento citado por Lindomar é um relatório feito por uma empresa privada contratada por produtores para que as 15 mil hectares da região fossem reavaliadas. Em um primeiro relatório, o valor ficou definido em R$ 78 milhões, mas o documento dos produtores aponta um valor de R$ 124 milhões.

Alheios aos números e trâmites entre produtores, governo e ministério, os indígenas marcaram para a próxima quarta-feira (7) e quinta-feira (8) a grande Assembleia Terena em Miranda, distante 201 quilômetros da Capital. No encontro que deve reunir mais de 500 índios, os caciques e líderes irão definir as próximas ações.

Nos siga no Google Notícias