ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Senado aprova emissão gratuita de documento que substituirá o RG

Adriel Mattos | 21/03/2013 17:36
Registro de Identidade Civil vai substituir o Registro Geral nos próximos 10 anos. (Foto: Divulgação)
Registro de Identidade Civil vai substituir o Registro Geral nos próximos 10 anos. (Foto: Divulgação)

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (21) a primeira emissão gratuita do RIC (Registro de Identidade Civil), documento que substituirá o RG (Registro Geral) nos próximos dez anos.

O custo de R$ 40 é considerado alto, segundo o senador Ciro Nogueira (PP-PI). O valor foi estimado em abril de 2010, quando o governo anunciou a mudança do documento, uma vez que a identidade traz um chip eletrônico com informações do cidadão.

A troca do RG tradicional pelo RIC vai dar maior "segurança e eficiência" na identificação do cidadão, mas não seria justo que ele tenha que custear a troca, de acordo com o relator do projeto, senador Benedito de Lira (PP-AL).

O novo documento de identidade será único para o Brasil e terá dez dígitos (uma sequência de nove números mais um dígito verificador). Cada Estado adota hoje uma numeração diferente e seus próprios sistemas de emissão das carteiras de identidade, sem se comunicarem. A ideia do governo é trocar todos os documentos - atualmente são 150 milhões - em até dez anos.

Nesse período, as duas carteiras (antiga e nova) serão aceitas, pois a substituição será feita pouco a pouco e dependerá do governo aparelhar os institutos com equipamentos para gerar o novo documento.

O RIC será similar a um cartão bancário com chip e reunirá dados pessoais, CPF e Título de Eleitor, e a impressão digital adaptada ao AFIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais).

A emissão do novo documento ainda não tem data para começar em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias