ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Servidora dispensada na gravidez ganha adicional no TJ

Redação | 01/12/2009 13:50

A funcionária pública Helaine Francisca da Maia, dispensada no 8º mês de gravidez do cargo de comissão do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), ganhou na Justiça o direito de receber o adicional até o 5º mês após a gestação. Nesta terça-feira, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou recurso do órgão estadual para suspender o pagamento do benefício.

Ela ingressou com ação de cobrança contra o Governo estadual. Funcionária concursada desde 1998, Helaine foi nomeada para exercer cargo em comissão, com o recebimento de adicional de R$ 632,90. No entanto, em janeiro de 2007, quando estava no 8º mês da gravidez, foi dispensada da função de confiança.

A funcionária obteve decisão favorável na primeira instância para receber o adicional até o 5º mês após dar à luz, que totaliza R$ 2,8 mil. E esta decisão foi mantida pela 4ª Turma Cível do TJ/MS.

O revisor do processo, desembargador Atapoã da Costa Feliz, afirmou que a Constituição Federal assegura às trabalhadoras urbanas e rurais a estabilidade provisória, com a permanência no emprego desde o início da gestação até o 5º mês após o parto.

"Alguns tribunais não impedem a exoneração da servidora gestante que exerce cargo em comissão, mas determina o pagamento de indenização pelo período de estabilidade provisória a que teria direito, conforme pleiteia a autora", justificou-se o magistrado.

Nos siga no Google Notícias