ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Setor de Serviços é campeão de contratações no primeiro trimestre

No total, 22.045 pessoas foram contratadas nos três primeiros meses do ano e 20.492 demitidas, saldo de 1.553 novos postos de trabalho

Lucas Junot | 01/05/2017 11:38
Nesta segunda-feira (1º) dezenas de pessoas buscam emprego na Praça do Rádio (Foto: Marcos Ermínio)
Nesta segunda-feira (1º) dezenas de pessoas buscam emprego na Praça do Rádio (Foto: Marcos Ermínio)

Análise da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revela que o setor de serviços é campeão de contratações de demissões no primeiro trimestre de 2017. Em Mato Grosso do Sul, operadores de telemarketing foram os profissionais mais contratados no período, 1.317 e os auxiliares de escritório aparecem com o maior número de desligamentos.

No total, 22.045 pessoas foram contratadas nos três primeiros meses deste ano e 20.492 foram demitidas, saldo de 1.553 novos postos de trabalho. O segmento também é a atividade econômica com o maior saldo na geração de empregos formais no trimestre no Estado.

Para o economista e especialista em mercado de trabalho, Jorge Goya, “o setor de serviços é o setor da economia que é o primeiro a sentir os impactos do aumento ou diminuição da atividade econômica, portanto, ele junto com o comércio é o termômetro da economia local, para aferir crescimento, estagnação ou queda”, explicou.

Por outro lado, algumas profissiões demitiram muito mais do que contrataram este ano. Faxineiros, técnicos de enfermagem, assistente administrativo, vendedores verejistas e atendentes de lanchonete, por exemplo, tiveram redução em postos de trabalho.

Por outro lado, o número de professores de nível superior do ensino fundamental, registrou mais que o dobrode contratações do que demissões. Fram 200 contratados e 91 desligamentos.

De acordo com o economista da Funtrab, David Melgarejo, “essa situação de contração e desligamento é um procedimento comum no mercado de trabalho”.

Nos siga no Google Notícias