ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Sisem confirma assembleia e não descarta greve dos agentes de saúde

Jéssica Benitez | 17/04/2013 10:00

O presidente do Sisem (Sindicatos dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande), Marcos Tabosa, confirmou a realização de assembleia com todos os agentes de saúde do município, às 19h de hoje, na sede da entidade. Na reunião serão discutidos vários pontos, entre eles, o mais importante é o indicativo de mobilização da categoria, seguido de greve.

O presidente disse que mesmo com o manifesto feito pelos agentes em frente à prefeitura no dia 9, não houve progresso no diálogo com o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, bem como com o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).

“Nós não queremos esse enfrentamento, mas o Executivo quer. O prefeito não quer diálogo, quer guerra”, disse o presidente do Sisem. Durante a assembleia os agentes serão orientados a trabalharem conforme o Ministério da Saúde preconiza e o que foi pactuado com a prefeitura. Segundo tabela de trabalho do ministério, cada servidor deve visitar 0,85% famílias por dia.

Segundo Tabosa, esse número não estava sendo respeitado. “Eles estavam fazendo mais de 1% de visita/dia. Uma média correspondente a 160 famílias por mês”, explicou. Cerca de 500 agentes de saúde são esperados para a reunião. Mesmo que seja aprovada, não há data definida para iniciar a greve.

Séria de problemas – Ainda serão debatidos temas como: o fim da meta de oito horas trabalhadas por dia, o não pagamento integral dos R$ 950 repassados pelo Governo Federal por meio do programa pró-funcionário, a demora na efetivação do Plano de Cargos e Carreiras e a proposta de reajuste salarial enviada ao prefeito que está até o momento sem respaldo.

Na próxima semana haverá outra assembleia, desta vez com todos os funcionários municipais. “Não queremos briga com o Executivo, mas se for preciso nós iremos debater a possibilidade de greve geral”, finalizou Tabosa.

Nos siga no Google Notícias