ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Site de inscrições do Prouni não oferece vagas para MS

Redação | 06/02/2010 10:54

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos). Para concorrer, o estudante precisa ter alcançado 400 pontos na média das quatro provas e da redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em 2009, e ter cursado o ensino médio em escola pública. Porém, no site (http://siteprouni.mec.gov.br/) onde são feitas as inscrições não estão disponíveis as vagas para o Estado.

As inscrições terminam na próxima quarta-feira (10). A lista com os candidatos pré-selecionados será divulgada no próximo dia 13 e a comprovação e matrícula na instituição de ensino serão feitas entre os dias 17 e 26 de fevereiro.

Na central de atendimento do MEC, no número 0800-616161, o atendente respondeu que a ausência do MS no quadro de inscrições significa que não haveria nenhuma instituição de nível superior no Estado que esteja fazendo parte do programa.

A UCDB disse que está disponibilizando vagas e que o erro pode ser do site do MEC. Na Uniderp não havia funcionários para responder sobre a questão. A Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) respondeu que disponibiliza todas as linhas de crédito e programas de assistência estudantil e que o erro seria do site do MEC.

O estudante de Publicidade e Propaganda, Pablo Aguilera, 20 anos, disse que conseguiu fazer a inscrição através da guia "Acesse o Sistema do Prouni", onde colocou seus dados pessoais e uma senha, que teve acesso quando se inscreveu no Enem, "nesse sistema tem as vagas disponíveis para o MS". Pablo contou que sua irmã também fez a inscrição para o curso de Psicologia na Uniderp.

Prouni - Serão oferecidas 165 mil bolsas de estudo em 1.399 instituições de ensino que aderiram ao programa. Do total, 86 mil são integrais e 79 mil parciais (o aluno paga 50% da mensalidade).

Para ter direito à bolsa integral, além de ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular, o candidato deve comprovar renda de até um salário mínimo e meio (R$ 765) por pessoa da família.

Para as bolsas parciais, a renda máxima é de até três salários mínimos por pessoa da família. Os estudantes que conseguirem bolsas parciais podem pleitear empréstimo do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) para pagar o restante da mensalidade.

Em seguida, o Ministério da Educação abrirá uma segunda fase de inscrições, para as bolsas remanescentes. As inscrições da segunda fase estarão abertas de 4 a 7 de março.

Nos siga no Google Notícias