A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

09/05/2015 11:24

Surto: exame descarta raiva humana em adolescente de 13 anos

Lidiane Kober

Exame, realizado em adolescente de 13 anos, descartou nova vítima de raixa humana em Mato Grosso do Sul. Atacada por um cachorro de rua em novembro, a menina estava sendo monitorada pela Secretaria de Saúde de Corumbá.

Segundo reportagem do Diário Corumbaense, ela chegou a tomar duas das cinco doses da vacina profilática humana, mas abandonou o tratamento. O caso só voltou a gerar alerta após a família buscar por atendimento no final de abril, depois que a garota começou a sentir coceira no local da mordida.

Desde março, Corumbá vive surto da doença e registrou 26 casos da raiva animal, além de um caso humano. O paciente, de 38 anos, segue em tratamento em Campo Grande.

Depois de vacinar mais de 22,5 mil cães e gatos, esta semana, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciaram a fase de "recuperação" para chegar até os animais que ainda não receberam a dose da vacina. O CCZ também está realizando a imunização na sede, localizada no bairro Guanã, das 07 às 17 horas, inclusive nos fins de semana.

Aos proprietários de cães e gatos é reforçado o pedido para que mantenham os animais em casa. Os que estão sendo encontrados nas ruas são recolhidos e levados ao CCZ, onde permanecem durante três dias. Após o prazo, se o proprietário não aparecer, é feita a eutanásia, procedimento preconizado pelo Ministério da Saúde.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions