ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

TJ abre credenciamento para leilões de bens na internet

Redação | 17/08/2010 07:30

A Comissão Permanente do Leilão Eletrônico no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, criada semana passada, publicou hoje edital de credenciamento para habilitação das entidades públicas ou privadas para a realização de leilões eletrônicos, feitos na internet. O prazo para cadastramento é de dois meses.

A realização de leilões na internet pela justiça estadual está prevista em portaria publicada no dia 10 de agosto, quando foi instituída a Comissão Permanente para gerenciamento da Alienação Judicial Eletrônica no Estado.

Também foi baixado pelo TJ (Tribunal de Justiça) um provimento regulamentando a modalidade de alienação judicial eletrônica e criando a comissão para gerenciamento do leilão eletrônico.

De acordo com o TJ divulgou, a utilização do meio eletrônico aperfeiçoará e imprimirá maior eficácia aos leilões. Além disso, conforme o tribunal, a alienação pela rede mundial de computadores permite aos interessados acesso simples ao sistema da alienação judicial eletrônica, facilitando a arrematação, sem a necessidade de seu comparecimento ao local da hasta.

Essa possibilidade foi aberta pela reforma do Código de Processo Civil, que trouxe ao Poder Judiciário a opção de realizar o leilão de bens pela rede mundial de computadores. A modalidade eletrônica do leilão está prevista no art. 689-A do CPC e compete aos tribunais de justiça regulamentar esta modalidade de alienação.

Como fazer - O requerimento e a documentação exigida deverão ser protocolizadas das 8 horas do dia 20 de agosto até as 18 horas do dia 20 de de outubro na Corregedoria-Geral de Justiça, situada no Palácio da Justiça Desembargador Leão do Carmo", no Parque dos Poderes, Bloco 13 (Av. Mato Grosso), CEP 79031-902, em Campo Grande MS. Os documentos poderão ser entregues pessoalmente ou via Sedex e neste caso valerá a data da postagem.

De acordo com o edital, serão considerados habilitados como gestores para a realização de alienação judicial eletrônica no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, as entidades públicas ou privadas que, no prazo estabelecido acima, apresentarem o requerimento e atenderem aos requisitos legais, de software e de infraestrutura pormenorizados no Edital.

Além das condições técnicas usualmente disponíveis pelos Gestores que realizam leilão eletrônico, há uma peculiaridade do Poder Judiciário que é a exigência de integração do sistema do Gestor com o sistema de Conta-

Nos siga no Google Notícias