ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

TJ anula exclusividade de banco em folha de servidores

Redação | 04/10/2010 16:59

A 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul negou recurso e declarou nulo um convênio firmado entre a prefeitura de Porto Murtinho e o Bradesco, que garantia ao banco a centralização da folha de pagamento dos servidores.

O convênio, celebrado no dia 30 de maio de 2008, garantia ao Bradesco a exclusividade na administração da folha de pagamento e de empréstimos consignados. Também eram centralizados no banco pagamentos a fornecedores e prestadores de serviço.

Como contrapartida, o banco comprometeu-se a pagar ao município R$ 800.000,00 em duas parcelas e disponibilizar as contas bancárias para depósito das remunerações de servidores, pensionistas, fornecedores e prestadores de serviço.

Uma ação popular ajuizada em 1ª instância considerou ilegal o convênio. Em recurso impetrado no TJ, porém, o Bradesco e a prefeitura de Porto Murtinho alegaram que o acordo observou as normas legais e os princípios norteadores da administração pública, além de alertarem que a manutenção da decisão acarretaria danos.

Na decisão que tornou nulo o convênio, o relator do processo, desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva afirmou que "os entes estatais não podem obrigar os servidores públicos a manter relação de consumo com determinado banco privado, como condição para perceber seus vencimentos".

Segundo esclarece o relator, o servidor deve ter a liberdade de escolher qual banco de seu interesse para receber seu salário, sem a interferência do ente público que o remunera.

O desembargador lembrou ainda que na época da assinatura do convênio o banco nem sequer mantinha agência na cidade, forçando os servidores a se descolarem até a agência mais próxima, localizada em Jardim, distante 222 quilômetros.

Nos siga no Google Notícias