ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

TJ concede mandado para candidato com deficiência aprovado em concurso

Marcio Breda | 03/02/2011 17:40

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul acatou ontem (2), por unanimidade Mandado de Segurança a um candidato aprovado em concurso público para vaga destinada a portador de necessidades especiais.

K.A.V.S. impetrou a ação para ser nomeado no cargo de gestor de atividades educacionais. Segundo ele, os editais previam a existência de vagas para portadores de necessidades especiais. Mesmo aprovado dentro do arredondamento do número de vagas previsto, não foi chamado e o concurso expirou em junho de 2010.

Em sua defesa, o Estado alegou que a nomeação e posse violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que não há vagas na Secretaria de Estado de Educação.

Para o relator do processo, desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, existe o direito líquido e certo afirmado pelo impetrante. O magistrado destacou que, no que tange ao concurso público, é certo que ainda predomina certa divergência doutrinária acerca de sua natureza jurídica. “Tanto a abertura quanto a instauração de um concurso público ocorreu por meio de edital, ficando a Administração Pública vinculada às regras nele estabelecidas”.

O desembargador lembrou também que no caso sub júdice, o impetrante foi aprovado em 1º lugar dentre os candidatos portadores de necessidades especiais e o próprio edital previu que haveria o arredondamento para se alcançar uma vaga destinada aos PNEs, já que reservava 5% das quatro vagas oferecidas a esses candidatos.

Por fim, o desembargador entendeu que a nomeação do candidato aprovado dentro do número de vagas previstas não ofende a LRF, pois a própria realização do concurso com número certo de cargos e a respectiva remuneração, pressupõe de antemão, a obediência aos seus ditames.

Nos siga no Google Notícias