A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

03/02/2011 17:40

TJ concede mandado para candidato com deficiência aprovado em concurso

Marcio Breda

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul acatou ontem (2), por unanimidade Mandado de Segurança a um candidato aprovado em concurso público para vaga destinada a portador de necessidades especiais.

K.A.V.S. impetrou a ação para ser nomeado no cargo de gestor de atividades educacionais. Segundo ele, os editais previam a existência de vagas para portadores de necessidades especiais. Mesmo aprovado dentro do arredondamento do número de vagas previsto, não foi chamado e o concurso expirou em junho de 2010.

Em sua defesa, o Estado alegou que a nomeação e posse violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que não há vagas na Secretaria de Estado de Educação.

Para o relator do processo, desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, existe o direito líquido e certo afirmado pelo impetrante. O magistrado destacou que, no que tange ao concurso público, é certo que ainda predomina certa divergência doutrinária acerca de sua natureza jurídica. “Tanto a abertura quanto a instauração de um concurso público ocorreu por meio de edital, ficando a Administração Pública vinculada às regras nele estabelecidas”.

O desembargador lembrou também que no caso sub júdice, o impetrante foi aprovado em 1º lugar dentre os candidatos portadores de necessidades especiais e o próprio edital previu que haveria o arredondamento para se alcançar uma vaga destinada aos PNEs, já que reservava 5% das quatro vagas oferecidas a esses candidatos.

Por fim, o desembargador entendeu que a nomeação do candidato aprovado dentro do número de vagas previstas não ofende a LRF, pois a própria realização do concurso com número certo de cargos e a respectiva remuneração, pressupõe de antemão, a obediência aos seus ditames.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...


É TRISTE SABER Q OS DIREITOS HUMANOS NAO SÃO RESPEITADOS.OS DEFICIENTES NAUM TEM VEZ
 
maria aparecida em 03/02/2011 11:07:18
muito bom este comentario,e que Deus abençe este candidato na nova jornada,merece a vaga pois batalhou para passar neste concurso,e é um lugar merecido.e merece respeito por isto.
 
ariel vargas de oliveira em 03/02/2011 08:58:22
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions